Aplicativo indica áreas de risco no Brasil com colaboração de cidadãos

16/05/2024 às 17h07
 | Atualizado em: 24/05/2024
Ouvir Notícia

Brasília (DF) – Um aplicativo inédito que permite aos cidadãos ter informações sobre áreas de risco no país contribuirá para a prevenção de desastres no Brasil. O Prevenção SGB possui funcionalidades de geolocalização que indicam de forma simplificada locais onde existe a probabilidade de ocorrer desastres, como inundações, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de blocos. As informações disponíveis foram obtidas a partir de estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app. São, ao todo, 14 mil setores identificados. No aplicativo, o cidadão pode visualizar as informações do local onde ele está ou selecionar áreas de interesse. Ao clicar no local desejado, terá acesso a detalhes como tipologia do processo geo-hidrológico, descrição, sugestão de intervenção, além do número de edificações e pessoas nas áreas de riscos.

O app apresenta as classificações dos setores, de acordo com o risco geológico, perigo geológico, suscetibilidade à corrida de massa, à inundação e à enxurrada. Há também informações sobre abalos sísmicos.

Segundo o chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB, Diogo Rodrigues, o aplicativo chega para somar as diversas ações de prevenção utilizadas. “A tecnologia contribui para situações de desastres extremos como o que o país vive no Rio Grande do Sul. O aplicativo irá ajudar a ampliar o mapeamento, trazendo novas áreas indicadas por profissionais da Defesa Civil, gestores locais e cidadãos”, avalia.

Pelo app, os usuários poderão inserir informações que apoiem o mapeamento de áreas de risco. Conforme Rodrigues, o aplicativo permite que as pessoas, ao presenciarem um evento geológico, como inundação ou deslizamento, possam cadastrar dados relevantes sobre o fato. Para isso, será necessário registrar a cena com filmagem ou fotos, além de incluir uma breve descrição. Essas informações enviadas pelos cidadãos irão compor uma base de dados nacionais sobre eventos de desastres no Brasil.

Além disso, o número de cidades e a delimitação da área de risco atendidos irão aumentar à medida que novos levantamentos forem realizados pelo SGB.


Iniciativa premiada internacionalmente

O SGB foi reconhecido internacionalmente pela aplicação inovadora do ArcGIS, sistema de informações geográficas, no aplicativo Prevenção SGB para prevenção de desastres. Em 2023, recebeu o Prêmio de Excelência no Uso do Sistema ArcGIS, concedido pela comissão Imagem, durante o Encontro de Usuários Esri Brasil.


Acesso ao app

O aplicativo Prevenção SGB está disponível gratuitamente na Google Play Store para celulares com Android. Para baixar o app, clique aqui. O SGB deverá expandir o aplicativo para outras plataformas.


Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Serviço Geológico do Brasil fortalece ações do Gabinete de Crise Climática do Rio Grande do Sul

>>Estudos para prevenção de desastres contemplam 10 municípios em maio

>>São Sebastião do Caí (RS) registra a 3ª maior cheia da história em seis meses


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB fará consulta pública para Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais

Planejamento foca em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, considerando um ciclo de 10 anos

25/04/2025

Pesquisadores do SGB participam de treinamento em Análises de Fluorescência de Raios X

Capacitação teve como foco a familiarização com o uso, a calibração e a análise do equipamento

24/04/2025

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025