51° CBG: mais de 80 trabalhos do Serviço Geológico do Brasil serão apresentados durante quatro dias de evento

14/10/2024 às 13h18
Ouvir Notícia

Na abertura, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, destacou que no âmbito da transição energética, a instituição apoia o governo e as indústrias no planejamento estratégico, equilibrando a demanda por recursos com a preservação ambiental

Foto: Divulgação SGB

Belo Horizonte (MG) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentará mais de 80 trabalhos sobre diversas temáticas, incluindo os  minerais estratégicos que contribuem para a utilização de alta tecnologia,  no 51º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG). O evento ocorre até 17 de outubro, em Belo Horizonte, no CenterMinas Expo, e tem como tema “Geologia e Sociedade na era da Inteligência Artificial”.

Foto: Divulgação SGB

Na abertura (13),  o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira,  pontuou que o CBG assume uma relevância ainda maior no contexto atual de mudanças climáticas e da urgência da transição energética para uma matriz de baixo carbono. “A Geologia tem um importante papel tanto para a compreensão dos impactos dessas mudanças no território quanto para fornecer as bases científicas para o uso responsável dos recursos naturais e o desenvolvimento de alternativas energéticas mais limpas. Nesse sentido, a participação do SGB no congresso é essencial, pois a instituição fornece dados sobre minerais estratégicos, como lítio, níquel e cobalto, fundamentais para tecnologias de energia renovável, além de realizar estudos hídricos e de desastres naturais, importantes para a adaptação climática”, ressaltou.

O diretor acrescentou que no âmbito da transição energética, o SGB também apoia o governo e as indústrias no planejamento estratégico, equilibrando a demanda por recursos com a preservação ambiental.
Durante o evento, o destaque será a apresentação do PlanGeo 2025-2034, que apresenta o planejamento decenal do SGB para o mapeamento geológico do Brasil. “A contribuição do SGB reforça o compromisso do país com a pesquisa e a inovação, consolidando sua importância na construção de políticas públicas que integrem ciência geológica, sustentabilidade e adaptação climática", informou Silveira.

Foto: Divulgação SGB

A presidente da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Minas Gerais, Joana Magalhães, comentou que o congresso é um dos maiores e mais abrangentes eventos de geociências da América do Sul. “É bienal e ocorre de maneira ininterrupta desde a década de 1950, sendo um relevante espaço de difusão dos avanços das Ciências da Terra que tem como objetivo integrar a academia, empresas e profissionais em uma jornada de aprendizado e colaboração”.

Ela também evidenciou que além do marcante impacto na difusão dos avanços das Ciências da Terra, o evento constitui uma aproximação entre diferentes setores, caracterizando um importante hub geocientífico. “O CBG proporciona um espaço plural e inclusivo para a apresentação de pesquisas e inovações na área de Geologia, evidenciando a relevância e o papel dela para o desenvolvimento sustentável do país. É uma oportunidade para geólogos, acadêmicos, estudantes e profissionais da indústria se conectarem, trocarem experiências e estabelecerem parcerias que podem levar a colaborações futuras ”, enfatizou.

Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo)

Na quarta-feira (16)  será apresentado o Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo 2025-2034), consolidado após os resultados da consulta pública realizada pelo SGB, onde representantes dos setores acadêmico, privado e público contribuíram para definição das áreas prioritárias para mapeamento nos próximos 10 anos. 

O planejamento é realizado a partir da proposição de três cenários de execução,  que consideram o incremento progressivo da capacidade operacional e orçamentária do SGB. O objetivo do PLanGeo 2025-2034 é promover o avanço do conhecimento geológico do país, otimizando recursos e potencializando resultados, e com participação do público interessado.

Apresentação de trabalhos técnicos do SGB 

O SGB é uma das principais instituições participantes desse evento, em que serão divulgados mais de 80 trabalhos, por pesquisadores, analistas, residentes e estagiários da empresa, que abordam pesquisas nas mais diversas temáticas das ciências geológicas.  Pesquisadores do SGB também estarão envolvidos na coordenação de sessões temáticas, em mesas-redondas e ministrando minicursos pré-congresso. 

No sábado (12) e domingo (13), as pesquisadoras Lila Queiroz e Sulsiene Machado, juntamente com o pesquisador Eduardo Duarte Marques, ministraram o minicurso “Introdução a Modelagem Espacial e ao Modelamento do Potencial Mineral: Métodos, Tecnologias e Aplicações”. Já Magda Bergmann conduziu o minicurso “Agrominerais silicáticos e remineralizadores de solo: uma abordagem geológica”. 

Novas publicações de Geologia e Recursos Minerais do SGB

Além do lançamento do PlanGeo 2025-2034, o SGB distribuirá flyer com QR Code que dá acesso a todas as publicações lançadas este anos, na área de geologia e recursos minerais, reforçando o compromisso da instituição com o avanço do conhecimento geológico do país, para subsidiar o desenvolvimento econômico e social, com base na sustentabilidade ambiental.  

Diversidade geológica de Minas Gerais

Com uma grande diversidade geológica, Minas Gerais tem importantes unidades geológicas que abrangem eras desde o Paleoarqueano ao Cenozoico, registrando estágios importantes da história de evolução da Terra. Além disso, o estado é renomado por sua riqueza em recursos minerais, com a produção significativa de ferro, ouro, nióbio, lítio e outros recursos essenciais. A geodiversidade mineira torna a região especialmente atrativa para geocientistas, e trabalhos realizados no estado são referência para pesquisadores do mundo inteiro. 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Santa Cruz do Sul (RS) é contemplada com projeto do governo federal para mapeamento de áreas de risco

Serviço Geológico do Brasil iniciou trabalho para elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco

14/10/2024

Geóloga do SGB recebe premiação durante abertura do 51° Congresso Brasileiro de Geologia

Medalha de ouro Pandiá Calógeras é concedida à Lúcia Travassos

14/10/2024

Rio Paraguai chega a -62 cm em Ladário (MS) e registra a cota mais baixa em 124 anos

Seca no Pantanal já é a mais grave da história e superou o recorde de 1964, aponta o Serviço Geológico do Brasil

13/10/2024