18ª Primavera dos Museus no Museu de Ciências da Terra encerra com atividades para crianças

02/10/2024 às 17h01
Ouvir Notícia

Oficinas interativas e inclusão marcam o encerramento da programação especial do MCTer para crianças

Foto: Divulgação SGB

Rio de Janeiro (RJ) - O encerramento da semana especial doMuseu de Ciências da Terra (MCTer) durante a 18ª Primavera dos Museus, realizada no sábado (28), foi marcado por diversas atividades lúdicas e inclusivas voltadas para o público infantil. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve como tema "Museus, acessibilidade e inclusão", reforçando a importância de garantir a participação de todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

No último dia da programação, a Biblioteca Infantil do MCTer foi palco de oficinas divertidas e educativas. As crianças tiveram a oportunidade de aprender, por exemplo, a fazer uma pequena lagarta de papel "passear" sobre uma folha, despertando curiosidade e diversão. Cada participante pôde criar sua própria lagarta para levar para casa, numa atividade que encantou a todos e celebrou a chegada da primavera.

Foto: Divulgação SGB

Além disso, uma sessão de cinema com pipoca foi especialmente preparada para o público infantil. Para garantir a inclusão de crianças com deficiência visual e outras condições sensoriais, houve também uma contação de história sensorial, onde a fábula "A Margarida Fedorenta" ganhou vida através de descrições detalhadas e elementos táteis, permitindo uma experiência imersiva e acessível.

A 18ª Primavera dos Museus, que teve início no dia 25 de setembro, ofereceu ao longo da semana diversas atividades educativas e inclusivas. Entre elas as exposições externas em tendas onde estudantes do Instituto Benjamin Constant de educação para cegos tiveram oportunidade de experiências táteis com fósseis e minerais na área externa do museu.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Paraguai deve ficar, até dezembro, com cota  abaixo de 1 m em Ladário (MS)

A cota na estação é de 5 cm, conforme indica boletim de monitoramento hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB)

19/11/2024

Rio Negro sobe 18 cm por dia em Manaus e chega perto da marca de 14 m 

Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou o 48º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas nesta terça-feira (19)

19/11/2024

Novo rótulo traz transparência às informações sobre análises das águas minerais brasileiras

Produto desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil fortalece a relação de confiança com os consumidores

18/11/2024