18ª Primavera dos Museus no Museu de Ciências da Terra encerra com atividades para crianças
18ª Primavera dos Museus no Museu de Ciências da Terra encerra com atividades para crianças
Oficinas interativas e inclusão marcam o encerramento da programação especial do MCTer para crianças
Rio de Janeiro (RJ) - O encerramento da semana especial doMuseu de Ciências da Terra (MCTer) durante a 18ª Primavera dos Museus, realizada no sábado (28), foi marcado por diversas atividades lúdicas e inclusivas voltadas para o público infantil. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve como tema "Museus, acessibilidade e inclusão", reforçando a importância de garantir a participação de todos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
No último dia da programação, a Biblioteca Infantil do MCTer foi palco de oficinas divertidas e educativas. As crianças tiveram a oportunidade de aprender, por exemplo, a fazer uma pequena lagarta de papel "passear" sobre uma folha, despertando curiosidade e diversão. Cada participante pôde criar sua própria lagarta para levar para casa, numa atividade que encantou a todos e celebrou a chegada da primavera.
Além disso, uma sessão de cinema com pipoca foi especialmente preparada para o público infantil. Para garantir a inclusão de crianças com deficiência visual e outras condições sensoriais, houve também uma contação de história sensorial, onde a fábula "A Margarida Fedorenta" ganhou vida através de descrições detalhadas e elementos táteis, permitindo uma experiência imersiva e acessível.
A 18ª Primavera dos Museus, que teve início no dia 25 de setembro, ofereceu ao longo da semana diversas atividades educativas e inclusivas. Entre elas as exposições externas em tendas onde estudantes do Instituto Benjamin Constant de educação para cegos tiveram oportunidade de experiências táteis com fósseis e minerais na área externa do museu.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br