Trem de Alta Velocidade
Trem de Alta Velocidade - TAV
O Projeto TAV (Trem de Alta Velocidade) teve início em 2008, quando o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM recebeu a missão de executar estudos geológico-geotécnicos nos trechos de interligação entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com uma extensão aproximada de 520km. O projeto faz parte dos estudos para obras de engenharia e infraestrutura da empresa.
O SGB avaliou, ao longo do traçado do TAV, os terrenos superficiais e subsuperficiais que representavam riscos de desastres de natureza geológico-geotécnica, ameaçando a segurança do empreendimento, tais como processos erosivos, deslizamento de encostas, subsidências, colapsos, expansão de solos, recalque de solos e abalos sísmicos.
O resultado desses estudos foi utilizado para o levantamento dos custos da obra de construção do TAV, com o objetivo de subsidiar os procedimentos de licitação do empreendimento.
O projeto foi concluído em 2009. Os produtos digitais (mapas e relatórios em formato PDF e SIG) estão disponíveis abaixo, conforme seu período de elaboração.