Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Estudo de setorização geológica identifica zonas vulneráveis no município e destaca a importância do planejamento urbano e da conscientização ambiental para reduzir os impactos dos desastres naturais
Tutóia (MA) – Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) por meio do estudo de setorização de risco geológico aplicado no município de Tutóia, no Maranhão, identificaram que o avanço da erosão marinha é uma das principais ameaças ambientais da região e tem impactado diretamente as áreas litorâneas e comunidade locais. Outro ponto de atenção é o bairro São José, onde foram identificadas áreas de risco a ocorrência de inundações.
“O monitoramento geológico é uma ferramenta estratégica para o planejamento urbano e a proteção socioambiental. Também é fundamental envolver a comunidade e promover a educação ambiental para fortalecer ações de prevenção”, afirma o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo.
De acordo com pesquisador em geociências do SGB, José Milton de Oliveira, “a partir do mapeamento, a equipe do SGB identificou zonas críticas e recomendou ações preventivas, como o reforço de barreiras naturais com material rochoso do tipo matacão e a recuperação da vegetação nativa, medidas essenciais para conter o avanço do mar e mitigar os riscos à população e à infraestrutura”, explica.
Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br