EuroGeoSurveys – EGS
EuroGeoSurveys – EGS
EuroGeoSurveys – EGS é uma associação que congrega todos os Serviço Geológico da Europa, representa 32 organizações-membro. Assim, mais de 20.000 especialistas trabalham em prol de inúmeras aplicações das geociências para a sociedade e a economia da União Européia. O EGS é uma organização sem fins lucrativos que trabalha exclusivamente para o interesse público. O EGS visa a proporcionar às instituições europeias informação especializada, neutra, equilibrada e prática pan-europeia como auxílio para a formulação de resolução de problemas, política e regulamentação em áreas como:
- Utilização e gestão de recursos naturais on-shore e off-shore relacionados com a sub-superfície da Terra (energias, incluindo a geotérmica, minerais e água, solos, espaço subterrâneo.
- Identificação de riscos naturais de origem geológica, monitorização e mitigação de impactos (déficit ou excesso de elementos-traço em solos e águas, os terremotos, as emissões de gases naturais perigosos, deslizamentos de terra e rocha, entre outros).
- Gestão ambiental, eliminação de resíduos e planejamento de uso da terra.
- Desenvolvimento urbano sustentável e construção segura;
- Tecnologias da informação e acesso à metadados e dados geocientíficos.
- Desenvolvimento da interoperabilidade e harmonização de dados geocientíficos em escala europeia.
Entre final de janeiro e início de fevereiro de 2008, no SGB, Escritório do Rio de Janeiro, o Presidente do EGS, também diretor-geral do Instituto Geológico y Minero de España – IGME reuniu-se com o Presidente da Asociación de Servicios de Geología y Minería Iberoamericanos – ASGMI, também Diretor-presidente do SGB. O encontro teve por objetivo definir estratégia de ação que assegure aos serviços geológicos nacionais, europeus e ibero-americanos desenvolver sensibilidade para a sustentabilidade dos recursos naturais, notadamente os hídricos, frente às mudanças climáticas globais e à mitigação dos seus efeitos.
A ASGMI e o EGS representam 55 serviços geológicos ou organizações correlatas, sendo 33 instituições européias e 22 instituições ibero-americanas, estas abrangendo países das Américas do Sul, Norte e Central e Caribe, além de Portugal e Espanha. Deste encontro foi acordada a seguinte proposta, envolvendo os seguintes temas:
- Mecanismos de cooperação técnica e transferência de tecnologia.
- Intercâmbio de conhecimento entre os serviços geológicos nacionais, visando à harmonização do conhecimento, em específico na América Latina e Caribe.
- Divulgação de trabalhos técnico-científicos.
- Temas relacionados a mudanças climáticas e estocagem de CO2.
- Estrutura e organização da ASGMI.
- Agenda e pauta dos eventos a serem promovidos pela ASGMI em 2008.
- Discussão sobre a consolidação de instrumentos legais para viabilizar cooperações técnicas entre ASGMI-EGS e SGB-IGME.
Em função das mudanças ocorridas tanto no IGME como na ASGMI as negociações foram interrompidas.
|
|
|
|
| |