Visita da Arábia Saudita ao Rio reforça diálogos entre serviços geológicos
Visita da Arábia Saudita ao Rio reforça diálogos entre serviços geológicos
Encontro teve como foco mostrar os produtos do SGB relacionados à mineração sustentável, transição energética, geologia marinha, riscos geológicos, entre outros
Rio de Janeiro (RJ) - Nesta sexta-feira (26), a delegação da Arábia Saudita – representada pelo vice-presidente do Geological Programs, Nasir Al Jahdli, e o geofísico Talal Alatwi – visitou as instalações do Serviço Geológico do Brasil (SGB), na unidade do Rio de Janeiro, para conhecer os produtos relacionados à mineração sustentável, transição energética, geologia marinha e riscos geológicos. O grupo também conheceu laboratórios da Rede Lamin, o Museu de Ciências da Terra (MCTer) e as demais instalações do SGB.
Também foi apresentada ao grupo a parte de monitoramento hidrogeológico e gestão territorial, tais como os mapeamentos de risco geológico, especialmente para inundação e movimento de massas, que gerou grande interesse nos participantes, pois em 2009, na cidade saudita de Jeddah, ocorreu uma grande inundação na costa do Mar Vermelho.
O assessor da DGM Marcos Ferreira mostrou como funciona o Plano Decenal de Mapeamento Geológico 2025-2034 (PlanGeo) para o mapeamento geológico e recursos minerais, bem como citou projetos temáticos para os minerais críticos. “A demonstração mostrou sinergia com os esforços do Serviço Geológico Saudita (SGS), que também fornece seus dados, de forma gratuita, em plataformas abertas”, destacou.
A visita foi acompanhada pelo chefe do Departamento de Apoio Técnico (DEPAT), Américo Caiado; o chefe do Departamento de Informações Institucionais (DEINF), Edgar Shinzato; o chefe da Divisão de Geoprocessamento (DIGEOP), Hiran Silva Dias; e o geólogo João Henrique Larizzatti, todos do SGB. Além disso, o curador do acervo do Museu de Ciências da Terra (MCTer), Diógenes de Almeida Campos, mostrou o espaço aos árabes.
Possíveis próximas etapas:
- Realizar memorando de entendimento entre as instituições SGB e SGS.
- Realizar novo encontro entre os técnicos para maior interação nas soluções das diferentes áreas: geofísica, interpretação geológica, riscos e outros.
- Possibilidade do SGB ministrar cursos para o SGS, considerando as áreas de expertise trabalhadas pelo SGB.
Visita ao SGB, em Brasília
Na quinta-feira (25) ocorreu a reunião na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em Brasília, com o secretário de Geologia e Mineração, Vitor Saback, e o diretor de Infraestrutura Geocientífica, Paulo Romano, entre outros, onde foram apresentadas as atuações gerais do SGB à delegação da Arábia Saudita.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br