SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil
SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil
Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025
Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) abriu nesta quarta-feira (1º) a consulta pública para a construção do Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais (PlanGeo 2026–2035). Interessados podem acessar o documento até o dia 15 de junho de 2025 pela Plataforma de Recursos Minerais.
Na página da consulta, também estão disponíveis informações sobre a metodologia de seleção e priorização de áreas, os cenários considerados para a execução dos projetos e o histórico do mapeamento geológico no Brasil. Todo o material foi desenvolvido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do SGB, em alinhamento com as diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME).
O PlanGeo 2026–2035 dá continuidade ao planejamento anterior, agora revisado conforme as atualizações da Portaria Normativa nº 72/GM/MME, publicada em março de 2024. Com uma visão integrada e de longo prazo, o SGB reafirma seu compromisso em gerar conhecimento geológico estratégico para o uso sustentável dos recursos minerais, considerado fundamental para a soberania nacional e para a transição rumo a uma economia de baixo carbono.
A consulta pública está disponível aqui e todos estão convidados a participar, contribuindo para o futuro da pesquisa mineral no país.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br