SGB se prepara para a COP 30 com foco em geociências e clima

07/02/2025 às 12h50
 | Atualizado em: 07/02/2025 às 12h51
Ouvir Notícia

Instituição busca reforçar cooperação e apresentar pesquisas em minerais para transição energética, novas fontes de energia e prevenção de desastres 

Divulgação/Agência Pará

Belém (PA) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) se prepara para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada de 10 a 21 novembro deste ano, em Belém (PA).

A instituição pretende debater temas ligados à pauta climática global, como: minerais estratégicos para tecnologias de baixa emissão de carbono e transição energética, fontes alternativas de energia (hidrogênio natural e geotermia), mineração circular, estocagem de CO2 e monitoramento hidrogeológico e hidrometeorológico. Além disso, serão discutidas ações para prevenção de desastres, que incluem a previsão e alerta de eventos hidrológicos críticos e a cartografia de riscos geológicos.

O SGB criou um grupo de trabalho especial para articular a preparação para a COP 30, com representantes de todas as diretorias e da presidência. O objetivo é coordenar as ações para garantir a participação incisiva no evento e demonstrar que as pesquisas realizadas pela instituição podem colaborar com as transformações que o mundo precisa.

“Com a participação do SGB na COP 30, teremos uma oportunidade fundamental para consolidar nossa atuação internacional e reforçar o papel da geociência na adaptação às mudanças climáticas. Nossa experiência na COP 29 nos permitiu entender melhor a dinâmica do evento e preparar uma contribuição ainda mais estratégica, alinhada às prioridades globais e às necessidades do Brasil”, declarou o superintendente regional de Belém, Homero Reis de Melo Júnior.

Participação bem sucedida

Na última edição do evento, realizada em Baku, Azerbaijão, o SGB consolidou sua posição como instituição nacional fundamental para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas e o desenvolvimento de estratégias voltadas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 

Durante a COP 29, a instituição teve papel ativo no debate global, compartilhando sua expertise em geociências e soluções sustentáveis. Além disso, estreitou relações com representantes de organizações nacionais e internacionais, estabelecendo conexões estratégicas para impulsionar parcerias em projetos e ampliar a visibilidade das iniciativas no cenário global.

Divulgação/SGB



Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Parceria estratégica impulsiona estudo geoeconômico no Tocantins

Serviço Geológico do Brasil, Companhia de Mineração do Tocantins e Agência Nacional de Mineração desenvolvem projeto para identificar vocações minerais e fortalecer a indústria de transformação

06/02/2025

Mina de cobre Caraíba tem importância histórica e científica

Pesquisadores criam documento de referência para projetos de mineração

06/02/2025

Campo Largo (PR) recebe estudo que contribui para gestão territorial e prevenção de desastres

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou, em janeiro, a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação do município

05/02/2025