SGB lança mapas hidrogeológicos estaduais de Sergipe, Rondônia e Mato Grosso do Sul
SGB lança mapas hidrogeológicos estaduais de Sergipe, Rondônia e Mato Grosso do Sul
Produtos têm grande importância para gestão dos recursos hídricos estaduais
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou os mapas hidrogeológicos estaduais de Sergipe, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Esses produtos fazem parte do projeto Disponibilidade Hídrica do Brasil e são importantes para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos e para o abastecimento público nos estados. Ao todo, 16 estados já foram contemplados.
Os mapas hidrogeológicos trazem dados inéditos e confiáveis sobre os aquíferos permitindo um maior conhecimento sobre a ocorrência, movimento, quantidade e qualidade das águas subterrâneas. São apresentadas informações sobre a importância relativa local, as produtividades, os tipos de reservatórios quanto ao fluxo e armazenamento, as características físicas e os dados de hidroquímica para todos os aquíferos que ocorrem na área do estado.
Além disso, os mapas trazem informações complementares como encartes com a situação dos poços cadastrados, a condutividade elétrica das águas (que tem correlação com a qualidade), pluviometria, capacidade de infiltração da água de chuvas nos solos (indicando melhores zonas de recarga), dados inéditos sobre estimativa de volumes anuais produzidos, densidade de poços cadastrados, potenciometria e vulnerabilidade natural à contaminação dos aquíferos.
Mapas hidrogeológicos
Desde 2015, a Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP) do Serviço Geológico do Brasil elabora, de forma sistemática e padronizada, Mapas Hidrogeológicos Estaduais, com metodologia baseada no princípio da taxonomia hidrogeológica e classes de produtividade. Além de Sergipe, Rondônia e Mato Grosso do Sul, foram atendidos os estados:
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br