Serviço Geológico do Brasil participa de evento que reúne cinco encontros científicos em Foz do Iguaçu
Serviço Geológico do Brasil participa de evento que reúne cinco encontros científicos em Foz do Iguaçu
Prazo para submissões de resumos de trabalhos foi prorrogado até o dia 31 de março
Foz do Iguaçu (PR) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) terá participação ativa no GeoMinE 2025, evento que acontecerá de 2 a 6 de junho de 2025, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro reunirá a comunidade acadêmica, técnica e empresarial para discutir temas essenciais ao desenvolvimento sustentável e ao futuro da geologia e mineração.
O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, e pesquisadores da instituição estarão presentes nas discussões e apresentações técnicas, contribuindo com conhecimentos estratégicos sobre geodiversidade, transição energética e novas tecnologias aplicadas ao setor mineral.
O evento
O GeoMinE 2025 integrará cinco encontros em um único ambiente, promovendo a troca de conhecimento e a colaboração entre a comunidade técnico-científica, empresarial, acadêmica e política. Será um espaço para discussões estratégicas e diálogos sobre inovações diante de um mundo em transição:
- XIII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia (02 a 05/06)
- IX Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados (02 a 05/06)
- I Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul (06/06)
- II Workshop de Armazenamento de CO₂ por Mineralização em Basaltos (05/06)
- I ExpoGeoMinE (02 a 06/06)
A programação inclui mais de 30 palestras temáticas com especialistas de várias regiões do Brasil e de outros países, 20 minicursos e atividades de extensão para a comunidade local e excursões de campo regionais e internacionais.
Entre os temas que serão abordados no evento, estão: o papel das geociências na transição energética, o armazenamento de carbono em rochas vulcânicas, a importância dos agrominerais remineralizadores de solos na segurança alimentar, a energia geotermal dos vulcões e a sustentabilidade ambiental. Esses assuntos exigem um conhecimento aprofundado sobre os recursos naturais disponíveis e um olhar atento para as novas tecnologias que impulsionam o setor.
Durante a Conferência, serão discutidos temas como políticas minerais integradas no Mercosul, mineração e povos originários e minerais críticos para a transição energética.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br