Serviço Geológico do Brasil participa de evento que reúne cinco encontros científicos em Foz do Iguaçu

28/03/2025 às 13h15
 | Atualizado em: 28/03/2025 às 13h15
Ouvir Notícia

Prazo para submissões de resumos de trabalhos foi prorrogado até o dia 31 de março

Divulgação/ GeominE

Foz do Iguaçu (PR) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) terá participação ativa no GeoMinE 2025, evento que acontecerá de 2 a 6 de junho de 2025, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro reunirá a comunidade acadêmica, técnica e empresarial para discutir temas essenciais ao desenvolvimento sustentável e ao futuro da geologia e mineração.

O diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, e pesquisadores da instituição estarão presentes nas discussões e apresentações técnicas, contribuindo com conhecimentos estratégicos sobre geodiversidade, transição energética e novas tecnologias aplicadas ao setor mineral.

O prazo para submissões de resumos de trabalhos foi prorrogado até o dia 31 de março. Outras informações e inscrições podem ser conferidas aqui

O evento

O GeoMinE 2025 integrará cinco encontros em um único ambiente, promovendo a troca de conhecimento e a colaboração entre a comunidade técnico-científica, empresarial, acadêmica e política. Será um espaço para discussões estratégicas e diálogos sobre inovações diante de um mundo em transição:

- XIII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia (02 a 05/06)

- IX Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados (02 a 05/06)

- I Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul (06/06)

- II Workshop de Armazenamento de CO₂ por Mineralização em Basaltos (05/06)

- I ExpoGeoMinE (02 a 06/06)

A programação inclui mais de 30 palestras temáticas com especialistas de várias regiões do Brasil e de outros países, 20 minicursos e atividades de extensão para a comunidade local e excursões de campo regionais e internacionais.

Entre os temas que serão abordados no evento, estão: o papel das geociências na transição energética, o armazenamento de carbono em rochas vulcânicas, a importância dos agrominerais remineralizadores de solos na segurança alimentar, a energia geotermal dos vulcões e a sustentabilidade ambiental. Esses assuntos exigem um conhecimento aprofundado sobre os recursos naturais disponíveis e um olhar atento para as novas tecnologias que impulsionam o setor. 

Durante a Conferência, serão discutidos temas como políticas minerais integradas no Mercosul, mineração e povos originários e minerais críticos para a transição energética. 

A participação do SGB reforça o compromisso da instituição com a pesquisa aplicada e o avanço do conhecimento geocientífico, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para o fortalecimento de parcerias estratégicas no Brasil e no Mercosul. 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

1º Alerta de Cheias do Amazonas 2025: SGB prevê inundação para Manaus e outras cidades amazônicas

Projeções indicam que o rio Negro pode ultrapassar cota de inundação em Manaus, com chances de também ocorrer para Manacapuru, Itacoatiara e Parintins

28/03/2025

SGB lança mapas hidrogeológicos estaduais de Sergipe, Rondônia e Mato Grosso do Sul

Produtos têm grande importância para gestão dos recursos hídricos estaduais

28/03/2025

SGB e SEMA debatem cooperação para estudos sobre resíduos da mineração no Rio Grande do Sul

Encontro também visa desenvolver análise geoeconômica do estado

27/03/2025