SGB apresenta processos inovadores na área de prevenção a desastres, em curso de pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
SGB apresenta processos inovadores na área de prevenção a desastres, em curso de pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
O objetivo é disseminar conhecimento e promover capacitação profissional
Rio de Janeiro (RJ) – Com a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) estabelece parcerias institucionais para a troca de experiências e capacitação profissional. Nesta semana, entre os dias 21 e 24 de outubro, pesquisadores ministraram treinamento sobre a modelagem das cartas de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações para turma de pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ).
Durante disciplina “Tópicos Especiais em Desastres Naturais Mapeamento de Risco, Costa e Susceptibilidade”, os pesquisadores Almir Conceição e José Kepel – do Departamento de Hidrologia e Gestão Territorial – apresentaram teoria e prática de aplicações das modelagem relacionadas aos projetos de Perigo e Suscetibilidade. A disciplina é ministrada pelo professor Francisco Dourado, da Faculdade de Geologia da UERJ. “Essa participação é fundamental para fortalecer os laços com a academia e demonstrar os processos metodológicos de geoprocessamento na área de prevenção de desastres que são atualmente empregados dentro da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP)”, explicou Costa.
Para o chefe da DIGEAP, Tiago Antonelli, a interação propicia um intercâmbio de conhecimento que beneficia a todos. “É interessante estar em contato com uma universidade de ponta como a UERJ para conhecer as pesquisas e saber o que eles estão desenvolvendo na área de prevenção a desastres”.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br