SGB participa da Marcha dos Prefeitos e reforça apoio técnico a municípios em gestão de riscos e minerais estratégicos
SGB participa da Marcha dos Prefeitos e reforça apoio técnico a municípios em gestão de riscos e minerais estratégicos
Com mais de 12 mil gestores reunidos em Brasília, o SGB destacou o papel da ciência geológica no enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento econômico
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, no dia 21 de maio, da programação paralela da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o maior evento municipalista da América Latina, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A edição de 2025 reuniu mais de 12 mil gestores municipais no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.
O SGB foi representado em dois painéis temáticos, contribuindo com experiências e dados técnicos sobre gestão de riscos, mudanças climáticas e minerais estratégicos, temas que impactam diretamente a formulação de políticas públicas nos municípios brasileiros.
SGB e a prevenção de desastres
Na Arena 1, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, falou sobre a atuação da instituição no apoio aos municípios para o enfrentamento das mudanças climáticas. A apresentação integrou o painel “Gestão Climática e Gestão de Riscos e Desastres: oportunidades para municípios por meio do Conclima”, consórcio criado pela CNM para fortalecer a atuação local na prevenção de desastres.
O painel teve como foco central as ações de prevenção de desastres e operação de sistemas de alerta, que estão diretamente sob responsabilidade da Divisão de Gestão Territorial (DIGEAT), vinculada ao Departamento de Gestão Territorial (DEGET). O DEGET conduz ações estratégicas voltadas à gestão territorial e à geologia ambiental, oferecendo suporte técnico para políticas públicas voltadas à redução de riscos e à adaptação climática. Por meio de estudos do meio físico, o departamento apoia a formulação de soluções baseadas em ciência para tornar os municípios mais seguros e resilientes.
A pesquisadora e assessora da diretoria, Angélica Barreto, que também participou do evento, enfatizou a importância da presença institucional do SGB.
Potencial dos minerais estratégicos nos municípios
Na Arena 7, o chefe da Divisão de Geologia Econômica do SGB, Guilherme Ferreira, participou do painel “Minerais Estratégicos – Terras Raras: oportunidades para o desenvolvimento municipal”. A apresentação mostrou como o conhecimento técnico acumulado pelo SGB pode ajudar os municípios a identificarem oportunidades ligadas à mineração sustentável e à transição energética.
Fortalecimento da atuação técnica nos territórios
A participação do SGB na Marcha reforça o papel da instituição na promoção do desenvolvimento sustentável, na redução de riscos e no apoio à tomada de decisões em todo o país, especialmente em municípios com menor estrutura técnica.
Fábio Campos
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br