Serviço Geológico do Brasil se articula com instituições federais de Santa Catarina para futuras parcerias

13/12/2024 às 20h05
Ouvir Notícia

O superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon, participou do Fórum de Gestores Federais de Santa Catarina, realizado na quarta-feira (11)

Foto: Divulgação

Florianópolis (SC) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) busca intensificar o diálogo com instituições federais para firmar parcerias que beneficiem a população. Um dos estados em que a empresa tem atuado para articular cooperações é Santa Catarina. Na quarta-feira (11), o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon, participou do Fórum de Gestores Federais do estado, promovido pela Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República (SRI), na capital Florianópolis.

“Essa integração é importante para divulgarmos os projetos e atividades que desenvolvemos dentro do SGB, além de ser uma oportunidade de conhecer o trabalho das outras instituições. Assim, estreitamos os laços para aproveitar melhor as possíveis parceiras que possam surgir”, enfatizou Buffon. 

Foto: Divulgação

 

O Fórum é um espaço permanente de diálogo e articulação entre os gestores federais nos estados da federação, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O objetivo é abrir oportunidades para troca de informações entre os agentes públicos, parcerias institucionais e divulgação de boas práticas.


Projetos


No estado catarinense, o SGB é representado pelo Núcleo de Criciúma, vinculado à Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG-PA). Um dos principais projetos realizados no estado é a Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina, que envolve área de aproximadamente 1.300 hectares. O trabalho também engloba o Projeto de Educação Ambiental da Bacia Carbonífera.

Outro importante trabalho é o mapeamento de áreas de risco. O SGB já atendeu 294 municípios do estado com estudos que ajudam gestores a agirem de forma assertiva para prevenir desastres. Santa Catarina também tem 105 cidades contempladas pelas Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações

Conhecimento geológico e potencial mineral

 

A atuação do SGB no estado também contribui para ampliar o conhecimento geológico e identificar potencialidades minerais. Entre os projetos entregues em Santa Catarina estão: Materiais de Construção da Região de Criciúma, Tubarão e Entorno (SC) e o Projeto Materiais para Construção Civil da Região da Grande Florianópolis (SC).

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025

Ouro no Sertão: Pernambuco revela potencial inexplorado

Novo mapa geológico aponta áreas promissoras para a mineração no distrito Serrita-Salgueiro

15/07/2025

SGB leva geociências às escolas de Santa Catarina com atividades lúdicas e práticas ambientais

Parceria entre o SGBeduca, o PEA e secretarias municipais de educação mobiliza cerca de 400 alunos em Siderópolis e Treviso

15/07/2025