Serviço Geológico do Brasil participa, em Minas Gerais, do maior evento de lítio no Brasil

02/07/2024

Durante três dias, o Lithium Business reunirá os principais players dos mercados de lítio nacional e internacional

Foto: Depositphotos



Araçuaí (MG) –  O maior evento de lítio no Brasil – o Lithium Business – que conta com a presença de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB), teve início hoje (2) e vai até 4 de julho, em Araçuaí, Minas Gerais.  O encontro foi idealizado pelo Prof. Rossandro Ramos e organizado pela R2 Valor Público.

O assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) Anderson Dourado, representando o diretor Valdir Silveira, participará na quarta-feira (3/7) da abertura do painel “Ações do Serviço Geológico do Brasil no fomento à pesquisa mineral e ao desenvolvimento da cadeia produtiva do lítio”. Ele destacou que o SGB é um pilar essencial para o desenvolvimento do negócio de lítio no país. “Nossos trabalhos forneceram as bases técnicas e científicas que culminaram em importantes descobertas desse recurso estratégico, trazendo desenvolvimento econômico com sustentabilidade para a região”.

No evento, também serão discutidos temas como: Concentração de espodumênio e refino no Vale do Lítio; Mineração responsável no Vale do Lítio Jequitinhonha; Minerais críticos no Canadá – Responsabilidade social e corporativa, Inovação e Capacidades; Mineração no Vale: passado, presente e futuro; entre outros. 

Para compreender os desafios, limites e oportunidades dos empreendimentos e negócios dessa indústria, o Lithium Business conta ainda com conferências e plenárias apresentadas pelos principais players dos mercados de lítio nacional e internacional. O ambiente também tem espaços dedicados ao setor e proporcionará a troca de informações e experiências entre os participantes.

Estande 

O SGB está presente com um estande, no qual estiveram disponíveis para o público os mapas Geológico e de Recursos Minerais do Lítio da Área do Médio Rio Jequitinhonha, Mapa de Favorabilidade da Província Pegmatítica da Borborema e os Informes de Recursos Minerais: Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil - Área do Médio Rio Jequitinhonha e da Área da Província Pegmatítica da Borborema. 
A equipe de pesquisadores ficou à disposição para conversar com os visitantes sobre os dados apresentados.

Comitiva SGB

O SGB é representado no Lithium Business pelo assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) Anderson Dourado, representando o diretor Valdir Silveira; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maisa Abram; pelo chefe da Divisão de Geologia Econômica (DIGECO), Guilherme Ferreira; pelos pesquisadores em geociências Vinícius José de Castro Paes (chefe do projeto Lítio na Área do Vale do Jequitinhonha); Diego Guilherme da Costa Gomes (geofísico do Projeto Lítio); Rogério Celestino de Almeida (especialista em geotecnologias); Mônica Mazzini Perrotta (especialista em Espectrorradiometria); pelas supervisoras Joanna Chaves Souto Araujo e Joana Reis Magalhães; e pelos pesquisadores do projeto Lítio, Marcos Nóbrega II, Lúcio Anderson Martins e Lucas Dias Neves Sinclair.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Brasileiros e chineses compartilham experiências em pesquisas geológicas e recuperação de passivos ambientais da mineração

Serviço Geológico do Brasil recebeu representantes do Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi para reunião e visita a mina em Santa Catarina

04/07/2024

Pará: pesquisas revelam riquezas minerais e apoiam municípios em ações para crescimento econômico

Na 11ª Caravana Federativa, Serviço Geológico do Brasil apresenta projetos que favorecem a atração de investimentos e geração de emprego e renda

04/07/2024

Brasil tem potencial para ampliar produção de lítio de 2% para 25%

Metal impulsionado pela demanda crescente em transporte e energia limpa se torna essencial para a transição energética

04/07/2024