Pará: pesquisas revelam riquezas minerais e apoiam municípios em ações para crescimento econômico

04/07/2024

Na 11ª Caravana Federativa, Serviço Geológico do Brasil apresenta projetos que favorecem a atração de investimentos e geração de emprego e renda

Foto: SGB/Divulgação

Belém (PA) – As pesquisas realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) têm um papel importante no estímulo ao desenvolvimento socioeconômico do Pará. Para apresentar os resultados de estudos realizados no estado, o SGB está presente na 11ª Caravana Federativa, que começou nesta quinta-feira (4), em Belém. O evento reúne representantes de mais de 30 órgãos federais no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

“No Pará entregamos projetos variados, que revelam potencialidades minerais e impulsionam toda uma cadeia produtiva, além de importantes estudos sobre as águas e trabalhos para prevenção de desastres. Essas atividades contribuem para atrair investimentos, gerar emprego e renda, ampliar a arrecadação dos municípios e garantir a melhoria dos serviços públicos”, destaca o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

Neste ano, o SGB realizou o leilão do depósito de agrominerais (gipsita e calcário), em Aveiro. A expectativa é movimentar a economia local e fortalecer o agronegócio. Além disso, também entregou recentemente um estudo que revela o potencial geoeconômico da Província Mineral de Carajás. “A região tem potencial para gerar US$ 153 bilhões, sob a ótica pública, até 2060. Isso terá impacto direto na geração de riqueza”. 


Caravana promove aproximação com os municípios

 

O chefe da Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE), do SGB, Homero Melo, também ressalta a importância e oportunidade única para a SUREG-BE apresentar, durante o evento, os produtos institucionais desenvolvidos no estado, ao longo de 54 anos de ações. “Inicialmente, o foco era apenas o mapeamento geológico, a prospecção e descoberta de recursos minerais. Nossas atividades fomentaram o que hoje representa a maior província mineral do mundo, que é a região de Carajás”. 

E acrescenta: “Em relação aos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, também desenvolvemos ações e parcerias importantes com o estado. Dos 144 municípios paraenses, 96 possuem mapeamento dos setores de risco geológico, alguns com 3 revisitas, atendendo também eventos de pós-desastre e trazendo soluções para remediação dos riscos geológicos enfrentados por nossos municípios”, explicou. 

Tais produtos terão, na Caravana Federativa, uma vitrine para que os gestores municipais, estaduais e a população de Belém e do interior do estado conheçam e valorizem cada vez mais o Serviço Geológico do Brasil, como referência nas geociências em todo o território nacional. Além disso, abrirão portas para parcerias futuras com instituições públicas.


Projetos do SGB no Pará

 

No estande, o público terá mais informações de projetos como o Mapa Geológico do Estado do Pará, que revela as potencialidades minerais paraenses, bem como trabalhos de geologia e recursos minerais, estudos sobre as Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM), entre outros.

Foto: SGB/Divulgação

Na 11ª Caravana Federativa, também será possível conhecer o trabalho de monitoramento de recursos hídricos, por meio da operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) –  a base para o conhecimento hidrológico do país. 

Outra atuação do SGB está relacionada ao desenvolvimento de estudos que apoiam as ações para prevenção de desastres no Pará. Entre eles, o Diagnóstico da População em Áreas de Risco Geológico e as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, com 22 municípios mapeados. 

O SGB também se destaca na operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Xingu, que consiste no monitoramento e previsão do nível do rio no município de Altamira. Assim, o SGB auxilia gestores públicos e defesas civis na tomada de decisões para prevenir desastres ou reduzir impactos de eventos hidrológicos extremos (secas ou cheias).

 

Caravana Federativa

 

A Caravana Federativa é uma iniciativa criada para aproximar representantes de órgãos federais de gestores municipais e estaduais, facilitando a adesão das prefeituras aos programas ofertados pelo governo federal. Essa ação itinerante percorre diversos estados, promovendo a troca de experiências entre técnicos.

Com a presença de representantes dos ministérios e órgãos federais nos eventos das Caravanas Federativas, são resolvidas com maior celeridade questões como repasse de recursos e atendimentos em áreas como assistência social, educação, saúde, habitação, infraestrutura, além de dúvidas gerais.

Além disso, a aproximação busca esclarecer os gestores públicos sobre o funcionamento dos programas e ações do governo federal. Esse atendimento facilita a adesão a programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.

Serviço: 11ª edição da Caravana Federativa
Datas e horário: 4 de julho (9h às 18h) e 5 de julho (9h às 14h)
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n, Marco – Belém (PA)
Inscrições aqui
Entrada gratuita

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Estudo avalia as probabilidades de ocorrência das cheias do Rio Mundaú em municípios de Alagoas e Pernambuco

Serviço Geológico do Brasil disponibiliza análises sobre as vazões máximas da bacia, contribuindo para ações de prevenção a desastres

05/07/2024

Serviço Geológico do Brasil contribui para enfrentamento de seca extrema em Porto Velho (RO)

Estudos permitem identificar os melhores locais para perfuração de poços tubulares destinados ao abastecimento público

05/07/2024

São Félix do Xingu (PA) recebe estudos para atualização de mapeamento de áreas de risco

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil realizaram trabalho de campo no município entre os dias 1º e 3 de julho

05/07/2024