Brasileiros e chineses compartilham experiências em pesquisas geológicas e recuperação de passivos ambientais da mineração

04/07/2024

Serviço Geológico do Brasil recebeu representantes do Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi para reunião e visita a mina em Santa Catarina
 

Foto: SGB/Divulgação

Brasília (DF) –   O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi, no norte da China, avançam com diálogos para identificar oportunidades de parcerias no campo das geociências. Na quarta-feira (3), pesquisadores brasileiros compartilharam a experiência na recuperação de passivos ambientais decorrentes da mineração do carvão durante visita à Bacia Carbonífera de Santa Catarina – uma das principais reservas em exploração de carvão mineral no país. A província de Shanxi é a maior produtora de carvão da China.

“Esse foi um momento importante para apresentarmos o trabalho que realizamos e dar continuidade às conversas sobre cooperação entre o SGB e o Departamento de Prospecção Geológica da província. Na ocasião, trocamos experiências sobre o trabalho de recuperação de passivos ambientais, um dos possíveis eixos dessa parceria”, explica o assessor de Assuntos Internacionais do SGB (Assuni), Rafael Duarte. 

O coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial, que atua no Núcleo de Apoio de Criciúma (NUMA), Geovani da Costa, ressaltou a importância desse intercâmbio entre as instituições: “Conhecemos um pouco a forma de mineração na Província de Shanxi, que representa um terço do carvão produzido na China, além de estreitar laços com o departamento para no futuro buscarmos tecnologias que atendam as necessidades dos dois países”.

Para o chefe do NUMA, Guilherme Troian, a visita mostra que o trabalho do SGB tem ganhado atenção global: “O interesse internacional em conhecer os projetos desenvolvidos na região carbonífera de Santa Catarina coloca em evidência o trabalho que vem sendo realizado pelo SGB em Criciúma e poderá possibilitar o desenvolvimento de novos projetos e tecnologias aplicáveis para uma melhor recuperação ambiental da região".

Também acompanharam a visita os pesquisadores do SGB: Deborah Mendes, geóloga da Assuni; Albert Cardoso, engenheiro hidrólogo; Marlon Hoelzel, geólogo; e Luis Zancan, engenheiro de minas.


Fortalecimento de laços institucionais 

 

A visita à Bacia Carbonífera de Santa Catarina ocorreu um dia após reunião na Superintendência Regional de São Paulo, do SGB. Na ocasião, pesquisadores brasileiros apresentaram o trabalho de pesquisas geológicas e avaliação regional de recursos minerais. Duarte destaca a importância dessas agendas: “Esses encontros fazem parte de um processo para aproximação entre as instituições, com o objetivo de identificar oportunidades de benefícios mútuos para atividades de ciência e tecnologia na área das geociências”. 

Na quinta-feira (4), representantes do SGB participaram da Conferência de Cooperação Econômica e Comercial China (Shanxi) - Brasil, realizada pela de Província de Shanxi, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Durante discurso, o vice-diretor do Departamento de Pesquisa Geológica da Província de Shanxi, Zhang Xueyan, falou sobre a visita às unidades do SGB em São Paulo (SUREG-SP) e em Criciúma, pontuando a importância do projeto desenvolvido na bacia carbonífera.

Foto: SGB/Divulgação​​​


Zhang Xueyan também enfatizou que o intercâmbio técnico entre os países, por meio do SGB, é fundamental para o desenvolvimento de projetos e tecnologias que promovam a sustentabilidade no campo da mineração: “Temos a expectativa de continuar uma cooperação integral com o Serviço Geológico do Brasil em projetos de prospecção e utilização de recursos minerais, desenvolvimento de tecnologias, formação de talentos e outros aspectos para construir, conjuntamente, um mecanismo aberto de cooperação e intercâmbio de qualidade para todas as partes, promovendo o desenvolvimento sustentável bilateral”, afirmou.

O próximo passo é a realização de visitas técnicas e a definição de áreas para iniciar os trabalhos conjuntos entre o SGB e o Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Estudo avalia as probabilidades de ocorrência das cheias do Rio Mundaú em municípios de Alagoas e Pernambuco

Serviço Geológico do Brasil disponibiliza análises sobre as vazões máximas da bacia, contribuindo para ações de prevenção a desastres

05/07/2024

Serviço Geológico do Brasil contribui para enfrentamento de seca extrema em Porto Velho (RO)

Estudos permitem identificar os melhores locais para perfuração de poços tubulares destinados ao abastecimento público

05/07/2024

São Félix do Xingu (PA) recebe estudos para atualização de mapeamento de áreas de risco

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil realizaram trabalho de campo no município entre os dias 1º e 3 de julho

05/07/2024