Serviço Geológico do Brasil participa da celebração de dois anos da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável
Serviço Geológico do Brasil participa da celebração de dois anos da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável
Durante o evento, foi lançada a Agenda Estratégica da Mineração 2025 e discutidos temas como a importância da mineração na economia, os desafios regulatórios, entre outros
Brasília (DF) – O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, participou da comemoração pelos dois anos de atuação da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), em Brasília.
“A participação do SGB foi uma oportunidade para reconhecer a importância da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável no fortalecimento do setor mineral. Também foi um momento estratégico para apresentar nossas ações, destacar o papel do SGB na atração de investimentos e reforçar como nossa atuação contribui para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade”, afirmou o diretor.
O evento também proporcionou troca de conhecimentos e networking entre representantes da indústria, do governo e da sociedade. Pelo SGB, estiveram presentes a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, e os assessores da DGM, Anderson Dourado e Marcos Vinícius.
Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin)
A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) foi instalada no Congresso Nacional em 22 de março de 2023 e conta com o apoio de mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores. Seu objetivo é promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da mineração sustentável no Brasil, por meio de uma legislação mais moderna, com maior segurança jurídica, órgãos reguladores fortalecidos e estruturados, além de mais investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação.
A FPMin tem o desafio de unir o Congresso e o Executivo em torno de uma pauta estratégica para o país. A mineração sustentável é fundamental para grande parte dos municípios brasileiros, que podem transformar os royalties em qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. O subsolo nacional é rico em minerais estratégicos, e essa é uma oportunidade para o Brasil assumir uma posição de destaque entre as nações desenvolvidas, liderando uma economia verde e exportando insumos e tecnologias produzidos de forma legal, transparente, sustentável e com respeito às comunidades locais.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br