Serviço Geológico do Brasil firma compromisso para promoção da equidade de gênero e de raça

06/06/2024 às 17h21
 | Atualizado em: 06/06/2024
Ouvir Notícia

Na terça-feira (28/5), foi assinado o Termo de Compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Foto: Pablo Peixoto/SGB

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) deu mais um importante passo para combater desigualdades sociais entre homens e mulheres, e entre pessoas negras e brancas. Na terça-feira (28/5), a empresa assinou o Termo de Compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pelo Ministério das Mulheres. O SGB já é signatário de edições anteriores, foi uma das primeiras empresas a participar e receber o selo do programa, instituído há quase 20 anos.

“A partir da assinatura desse compromisso, nós avançaremos cada vez mais para alcançar resultados por meio dos 11 projetos do portfólio do Comitê Permanente Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do SGB. Reafirmamos assim nosso compromisso como empresa que defende direitos fundamentais e tem responsabilidade social como valores principais”, explica a coordenadora nacional do Comitê Pró-Equidade do SGB, Nathalia Winkelmann Roitberg.

No termo assinado, o SGB se compromete a executar um plano de ação com iniciativas para conscientizar, sensibilizar e estimular as práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro da empresa. Além disso, contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência das mulheres no emprego.

Foto: Pablo Peixoto/SGB

Ao todo, 103 empresas aderiram ao programa que é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Mulheres em parceria com a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos.

Selo Pró-Equidade

As empresas devem apresentar, em março de 2026, um relatório final com os resultados alcançados e aquelas que se destacarem receberão, em junho, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – uma marca do Governo Federal, reconhecida internacionalmente, que valoriza iniciativas de igualdade no ambiente de trabalho, combatendo ativamente as discriminações de gênero e raça.

Foto: Pablo Peixoto/SGB

A cerimônia contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinícius Pinheiro; da representante da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino; das secretárias nacionais Márcia Lima, do Ministério da Igualdade Racial; e Márcia Rollemberg, do Ministério da Cultura; além da deputada federal Dandara Tonantzin e de presidentes, CEOs e diretores das empresas.

 

Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:

>>Leilões de ativos minerários do Serviço Geológico do Brasil podem render investimentos de R$ 18 milhões em pesquisas

>>Pesquisadores contribuem com debates do grupo de trabalho de transição energética do G20

>>Serviço Geológico do Brasil celebra os profissionais da Terra

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Prevenção de desastres: Serviço Geológico do Brasil finaliza as capacitações de 2024 com curso no Ceará

Ao longo do ano, mais de mil pessoas participaram dos cursos de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos 

13/12/2024

Serviço Geológico do Brasil se articula com instituições federais de Santa Catarina para futuras parcerias

O superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon, participou do Fórum de Gestores Federais de Santa Catarina, realizado na quarta-feira (11)

13/12/2024

Serviço Geológico do Brasil realiza escavação pioneira e revela fósseis raros no Ceará

Iniciativa visa ampliar a cooperação técnica com instituições de pesquisa em paleontologia para a geração de novos dados científicos sobre as bacias sedimentares brasileiras

13/12/2024