Prevenção de desastres: Serviço Geológico do Brasil finaliza as capacitações de 2024 com curso no Ceará

13/12/2024 às 20h13
Ouvir Notícia

Ao longo do ano, mais de mil pessoas participaram dos cursos de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos 
 

Foto: SGB/Divulgação

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) finalizou as capacitações presenciais de 2024 para prevenção de desastres. A última edição do Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos foi realizada no Ceará, de 25 e 29 de novembro, com a participação dos agentes das defesas civis locais, representantes da Secretaria de Obras de Uruburetama, bombeiros civis, brigadistas florestais e estudante do curso de geografia da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

Em 2024, o SGB capacitou mais de mil pessoas em 19 cursos oferecidos em diversos estados, como Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. 

O objetivo do curso foi aprimorar as habilidades  para identificar e mapear áreas de risco geológico, além de uniformizar os procedimentos de identificação e qualificação dessas áreas. Na programação, os participantes tiveram aulas teóricas e também foram às ruas aprender na prática, analisando em campo os fatores que potencializam os riscos.

Essa capacitação no Ceará se torna especialmente relevante devido à chegada do período chuvoso, que aumenta os riscos de desastres na região, como o observado em março de 2023, que resultou em enxurradas, inundações e movimentos de massa no Maciço de Uruburetama.

O treinamento foi conduzido pelos pesquisadores Pedro Augusto Pfaltzgraff, Juliana Gonçalves e Maria Emília Brenny. Ao final do curso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Uruburetama presenteou os pesquisadores do SGB com o “Certificado Amigo da Defesa Civil”.

Foto: SGB/Divulgação

 

Cursos online para prevenção de desastres

 

O SGB também disponibiliza cursos online sobre o tema. Por meio da plataforma da Escola Virtual.Gov, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), são oferecidos gratuitamente os cursos “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico" e “Cartografia de Perigo a Movimentos de Massa”. 

Na  plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV), está disponível o curso “Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal".

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025

Ouro no Sertão: Pernambuco revela potencial inexplorado

Novo mapa geológico aponta áreas promissoras para a mineração no distrito Serrita-Salgueiro

15/07/2025

SGB leva geociências às escolas de Santa Catarina com atividades lúdicas e práticas ambientais

Parceria entre o SGBeduca, o PEA e secretarias municipais de educação mobiliza cerca de 400 alunos em Siderópolis e Treviso

15/07/2025