Serviço Geológico do Brasil amplia laços com instituições internacionais em evento no Peru
Serviço Geológico do Brasil amplia laços com instituições internacionais em evento no Peru
Diretor Valdir Silveira destacou o lançamento do PlanGeo (2024–2035), que orienta a ampliação e atualização do mapeamento geológico do país
Cusco, Peru - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou da XXX Assembleia Geral Ordinária da Associação de Serviços Geológicos e de Mineração Ibero-americanos (ASGMI), realizada entre 31 de março e 5 de abril, em Cusco, no Peru. O encontro reuniu representantes de 17 serviços geológicos da América Latina, além de Portugal e Espanha, bem como especialistas de grupos técnicos e autoridades locais, que fizeram apresentações sobre projetos, realidades e desafios enfrentados.
Durante a apresentação, o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, Valdir Silveira, destacou o lançamento do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo – 2025 a 2034), que estabelece diretrizes para ampliar e atualizar o conhecimento geológico do território nacional. “A iniciativa visa subsidiar políticas públicas, fomentar a pesquisa mineral e reduzir áreas ainda inexploradas. O plano prioriza regiões estratégicas com potencial para recursos minerais e desenvolvimento sustentável”, explicou.
Silveira também ressaltou que a participação do SGB na ASGMI fortalece a cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimentos em geociências. “Trata-se de uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e alinhar práticas com outros países da América Latina. Essa integração contribui diretamente para o avanço da pesquisa e do desenvolvimento mineral no Brasil”, afirmou.
A comunicação pública também foi um tema recorrente na assembleia. Os serviços geológicos participantes compartilharam estratégias de aproximação com a sociedade e com instituições públicas. Entre os destaques do evento, houve o lançamento do Livro de Patrimônios Geológicos, uma iniciativa desenvolvida por um dos grupos de experts da ASGMI, com participação do geólogo Carlos Schobbenhaus, representando o SGB.
Acordos de cooperação
Durante o evento, foi enfatizado pela delegação do SGB que a força da ASGMI está diretamente ligada à quantidade e à qualidade dos acordos de cooperação estabelecidos entre seus membros. Nesse contexto, o Serviço Geológico do Brasil contribuiu com a apresentação de uma minuta de acordo de cooperação, com o objetivo de oferecer um modelo que possa servir de referência para outros serviços geológicos interessados em formalizar parcerias.
Como parte de sua estratégia de ampliação da cooperação internacional, o SGB encaminhou propostas para a assinatura de futuros acordos bilaterais com os serviços geológicos do Peru, Bolívia, Chile, El Salvador e Cuba. Entre os destaques, está a intenção de formalizar uma parceria com o Instituto Geológico, Minero y Metalúrgico (INGEMMET), do Peru, voltada à promoção de atividades conjuntas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, além do intercâmbio técnico entre as instituições.
Esses contatos reforçam a importância de manter ativa a política de cooperação internacional do SGB, buscando constantemente identificar temas e áreas de interesse comum que possam se traduzir em ações concretas — como videoconferências temáticas, missões técnicas e projetos conjuntos de médio e longo prazos.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br