Rio Paraguai em alerta: níveis baixos e previsão de chuvas mantêm atenção na bacia
Rio Paraguai em alerta: níveis baixos e previsão de chuvas mantêm atenção na bacia
Boletim do SGB aponta níveis críticos nos rios Miranda e Aquidauana, com previsão de recuperação gradual dos níveis na bacia do rio nos próximos 15 dias
Brasília (DF) - Segundo o Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai (SAH Paraguai-Pantanal), divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a situação dos rios Miranda e Aquidauana é preocupante. Esse cenário crítico desperta a atenção das autoridades e reforça a necessidade de monitoramento constante.
"Os níveis dos rios estão próximos dos mínimos históricos para esta época do ano. Na última semana, a bacia do rio Paraguai registrou um total de 33 mm de chuva. No entanto, o volume registrado nos últimos sete meses — de julho de 2024 a fevereiro de 2025 — ficou 21% abaixo da média histórica do período de 2020 a 2025, evidenciando um cenário de déficit hídrico na região", explica o pesquisador do SGB, Mauro Campos Trindade.
Outros pontos
Previsão de chuvas e perspectivas
Os modelos de previsão indicam um total de 75 mm de chuva para a região nos próximos 15 dias. Caso esse prognóstico se confirme, espera-se uma elevação gradual dos níveis do rio Paraguai nas estações de Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho. No entanto, mesmo com a possível recuperação, os níveis em Porto Murtinho devem permanecer abaixo da faixa de normalidade, mantendo a região em estado de atenção.
A continuidade do monitoramento e a gestão hídrica adequada serão fundamentais para mitigar os impactos desse período de seca prolongada, evitando prejuízos econômicos e ambientais na região da bacia do rio Paraguai.
Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br