Projeto destaca potencial para ouro e outros minerais no oeste de Pernambuco
Projeto destaca potencial para ouro e outros minerais no oeste de Pernambuco
Trabalho do Serviço Geológico do Brasil contribui para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional
Salgueiro (PE) – O projeto Avaliação do Potencial Mineral do Oeste de Pernambuco para Ouro e Metais Base revelou potencial para ouro, além de ocorrências de ferro, cromo e titânio na região. A iniciativa faz parte do programa Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIMs), realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O projeto tem como objetivos cadastrar e atualizar ocorrências minerais, realizar estudos metalogenéticos em áreas específicas, e caracterizar sistemas minerais, incluindo geoquímica, geofísica e associações mineralógicas.
O levantamento atualizado da geologia local, associado ao processamento e interpretação de dados aerogeofísicos, contribuiu para aprimorar a cartografia das unidades geológicas e ampliar a compreensão da estrutura tectônica da área. Além disso, gerou importantes informações para orientar futuros trabalhos geológicos e direcionar novos investimentos no setor mineral, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.
Com esse trabalho, o SGB reafirma seu compromisso em atualizar o conhecimento geológico brasileiro e identificar áreas prioritárias para pesquisa e produção mineral, reduzindo os riscos para os investidores e estimulando o crescimento do setor.
Veja aqui mais informações sobre a Avaliação do Potencial Mineral do Oeste de Pernambuco para Ouro e Metais Base.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br