Capacitação prepara moradores para atuar no geoturismo do Parque Nacional da Serra da Canastra
Capacitação prepara moradores para atuar no geoturismo do Parque Nacional da Serra da Canastra
Curso inclui apresentação sobre risco geológico, regulamentações e educação ambiental para fortalecer o geoturismo sustentável na região mineira
Vargem Bonita (MG) - Quarenta moradores de Vargem Bonita e região (MG), entre jovens e idosos, concluíram um curso de capacitação para atuar como condutores no Parque Nacional da Serra da Canastra. A iniciativa, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), incluiu uma palestra de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e atividades de campo com os participantes. O objetivo foi fortalecer o turismo sustentável e a preservação ambiental na região.
“Ficamos responsáveis por apresentar a parte geológica, explicando os resultados da avaliação geotécnica dos atrativos — ou seja, o risco geológico de cada ponto geoturístico — e contamos a história geológica do parque, incluindo as formações rochosas presentes na região", explica o geólogo e pesquisador do SGB Francisco Ferreira de Campos.
Após o desastre em Capitólio (MG), em janeiro de 2022, quando um bloco rochoso se desprendeu e atingiu banhistas no lago de Furnas, o Parque Nacional da Serra da Canastra passou a ser uma das áreas turísticas contempladas com avaliações de risco geológico.
Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br