Capacitação prepara moradores para atuar no geoturismo do Parque Nacional da Serra da Canastra

21/02/2025 às 17h50
Ouvir Notícia

Curso inclui apresentação sobre risco geológico, regulamentações e educação ambiental para fortalecer o geoturismo sustentável na região mineira

Foto: Divulgação/SGB

Vargem Bonita (MG) - Quarenta moradores de Vargem Bonita e região (MG), entre jovens e idosos, concluíram um curso de capacitação para atuar como condutores no Parque Nacional da Serra da Canastra. A iniciativa, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), incluiu uma palestra de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e atividades de campo com os participantes. O objetivo foi fortalecer o turismo sustentável e a preservação ambiental na região.

“Ficamos responsáveis por apresentar a parte geológica, explicando os resultados da avaliação geotécnica dos atrativos — ou seja, o risco geológico de cada ponto geoturístico — e contamos a história geológica do parque, incluindo as formações rochosas presentes na região", explica o geólogo e pesquisador do SGB Francisco Ferreira de Campos. 

Durante a capacitação, os novos condutores compreenderam a importância da certificação para atuar no turismo da região. Eles também aprenderam sobre as regulamentações do parque, conheceram as associações de condutores e de turismo local e aprofundaram seus conhecimentos em educação ambiental.

Após o desastre em Capitólio (MG), em janeiro de 2022, quando um bloco rochoso se desprendeu e atingiu banhistas no lago de Furnas, o Parque Nacional da Serra da Canastra passou a ser uma das áreas turísticas contempladas com avaliações de risco geológico.

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Falta de chuva no Pantanal preocupa pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil

21/02/2025

Pesquisa inédita analisa riscos à saúde em municípios das bacias dos rios Paraopeba e Doce em Minas Gerais

Trabalho utilizou dados de monitoramento geoquímico, com foco na exposição a elementos potencialmente tóxicos, como: arsênio, cádmio, cromo, mercúrio, níquel, chumbo e zinco

21/02/2025

SGB mapeia riscos de deslizamentos e inundações em cidades mineiras

Mapeamento detalhado identifica áreas vulneráveis e orienta ações preventivas

20/02/2025