Pesquisadores do SGB mapeiam solo de Lorena para orientar expansão urbana segura

08/04/2025 às 17h50
 | Atualizado em: 09/04/2025 às 17h07
Ouvir Notícia

Etapa de campo da Carta Geotécnica analisa riscos naturais e aponta áreas mais adequadas à ocupação no município do Vale do Paraíba

Divulgação/SGB


Lorena (SP) — Desde o dia 31 de março, uma equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) está em Lorena, interior de São Paulo, para a realização da etapa de campo da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do município. Os trabalhos visam analisar e descrever as condições do terreno, buscando orientar a ocupação urbana de maneira segura e sustentável. Com base nos dados levantados, será possível identificar as áreas mais adequadas à expansão da cidade, além de diminuir riscos geológicos e impactos ambientais.

“Lorena tem áreas altamente suscetíveis a processos de inundação, como as planícies do Rio Paraíba do Sul, por exemplo, que estão sendo analisadas por meio da utilização de sondagens a trado, perfis em cortes, voos de drone e avaliação in loco pela equipe. Além disso, o município tem áreas de relevo acidentado, como nos distritos localizados na Serra do Mar, suscetíveis a movimentos de massa”, explica o geólogo do SGB, Luiz Fernando dos Santos.

Esta primeira fase de campo está prevista para terminar nesta sexta-feira (11).A Carta Geotécnica, ao final de sua elaboração, será uma importante ferramenta de gestão territorial para o município de Lorena, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas, planos diretores e ações preventivas em áreas de risco.
 

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

SGB e instituições debatem sobre o projeto "Mapa Hidrogeológico de Pernambuco"

Encontro discute estratégias para ampliar o conhecimento e a gestão dos recursos hídricos no estado

16/04/2025

Mapa Geológico da Bacia Alagoas amplia conhecimento sobre recursos minerais na região

O trabalho cadastrou ocorrências conhecidas e revelou novos recursos, como indícios de minério de ferro, cobre e minerais da construção civil

15/04/2025

Províncias Auríferas: proposta de novo modelo para identificação e classificação

Artigo elaborado por pesquisadores do SGB é publicado no Journal of the Geological Survey of Brazil

14/04/2025