Pesquisadores do SGB mapeiam solo de Lorena para orientar expansão urbana segura
Pesquisadores do SGB mapeiam solo de Lorena para orientar expansão urbana segura
Etapa de campo da Carta Geotécnica analisa riscos naturais e aponta áreas mais adequadas à ocupação no município do Vale do Paraíba
Lorena (SP) — Desde o dia 31 de março, uma equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) está em Lorena, interior de São Paulo, para a realização da etapa de campo da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do município. Os trabalhos visam analisar e descrever as condições do terreno, buscando orientar a ocupação urbana de maneira segura e sustentável. Com base nos dados levantados, será possível identificar as áreas mais adequadas à expansão da cidade, além de diminuir riscos geológicos e impactos ambientais.
“Lorena tem áreas altamente suscetíveis a processos de inundação, como as planícies do Rio Paraíba do Sul, por exemplo, que estão sendo analisadas por meio da utilização de sondagens a trado, perfis em cortes, voos de drone e avaliação in loco pela equipe. Além disso, o município tem áreas de relevo acidentado, como nos distritos localizados na Serra do Mar, suscetíveis a movimentos de massa”, explica o geólogo do SGB, Luiz Fernando dos Santos.
Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br