Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil confirmam participação no 23º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

05/08/2024

Evento será realizado entre os dias 12 e 15 de agosto em São Paulo (SP), com a apresentação de mais de 300 trabalhos técnicos

São Paulo (SP) – A capital paulista será palco de debates técnicos importantes, que contribuirão para a gestão e uso sustentável dos recursos hídricos. Entre os dias 12 e 15 de agosto, ocorrerá o 23º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, com o tema central: “Água Subterrânea: Inovando Para Uma Sociedade Justa e Sustentável”. O evento contará com a participação do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Durante o evento, os pesquisadores da instituição apresentarão 25 trabalhos técnicos, além de contribuírem em mesas-redondas, palestras institucionais e em minicursos. Serão mais de 30 profissionais do SGB envolvidos nas atividades. Ao todo, o Congresso terá mais de 300 trabalhos técnicos apresentados.

Com sua participação, o SGB reafirma o seu papel como instituição científica e tecnológica de referência na geração e disseminação de conhecimento geocientífico. Conhecer, mapear e monitorar águas subterrâneas é essencial para a gestão adequada dos recursos hídricos e contribui para ações que beneficiem a população brasileira, especialmente diante das mudanças climáticas e dos efeitos de eventos extremos, como ressalta a chefe do Departamento de Hidrologia do SGB, Andrea Germano.

“O SGB  tem intensificado suas pesquisas hidrogeológicas, discutindo a disponibilidade hídrica no país. Os desafios para o abastecimento urbano e rural e principalmente para a irrigação estão aumentando, acelerados pelas mudanças climáticas. Nesse contexto, a água subterrânea emerge como uma das mais poderosas soluções adaptativas, especialmente quando integra uma estratégia de gestão integrada dos recursos hídricos, conforme preconizado pela Política Nacional de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico”, explica. 

Os pesquisadores apresentarão trabalhos com diferentes temas, como: gestão dos recursos hídricos e mudanças climáticas, isotopia, operação da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS), cartografia hidrogeológica e segurança hídrica. “A importância da ampla participação dos nossos pesquisadores no maior evento brasileiro de águas subterrâneas está no fato de promover a apresentação de diversos trabalhos em diferentes temáticas e projetos, o que demonstra a força e a capilaridade da atuação do SGB em nível nacional”, destaca o chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP), Valmor Freddo.

O pesquisador complementa que, na programação do SGB, há trabalhos sobre inteligência artificial aplicada às águas subterrâneas. “Esse é um tema bastante promissor e promete boas respostas, frente à carência de dados e informações em alguns aquíferos brasileiros”, reforça.

O Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas é promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) – entidade civil sem fins lucrativos. No evento, também serão realizados a Feira Nacional de Água (Fenágua 2024) e o 14º Encontro Nacional de Perfuradores de Poços. A programação completa está disponível aqui.

Pesquisadores do SGB no Congresso 


A equipe do SGB será formada pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho; pela chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID), Andrea Germano; pelo chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP), Valmor Freddo; pelos assessores da DHT Maria Antonieta Mourão e Márcio Cândido; pelo chefe do Núcleo de Criciúma, Guilherme Troian; e pelos pesquisadores(as): Albert Teixeira Cardoso, Andrea Segura Franzini, Bruna Fiume, Clyvihk Camacho, Daniele Genaro, Edimilton Pereira, Eliel Martins Senhorinho, Flávia Maria de Fátima Nascimento, Francisco Fernando Noronha Marcuzzo, Guilherme Nogueira dos Santos, Higo Oliveira Nunes, Idembergue Barroso Macedo de Moura, Isadora Kuhn, Jaime Quintas dos Santos Colares, Janaina Simone Neves Miranda,  Magda Cristina Ferreira Pinto, Marcelo Sacchi, Márcio Costa Abreu, Marcos Alexandre de Freitas, Maria Gabryella Paiva, Mickaelon Belchior Vasconcelos, Patrícia Wagner Sotério, Raimundo Glauber Lima Cunha, Ricardo Ivan de Lima Sousa, Robério Bôto de Aguiar, Roberto Kirchheim, Thiago Affonso Franzolin, Thiago Feijó e Viviane Cristina Vieira da Cunha.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Estudo sobre potenciais remineralizadores de solo são fontes alternativas de nutrientes para a produção agrícola

Pesquisador do SGB destaca que iniciativa pode ajudar a melhorar a fertilidade do solo, promover o crescimento das plantas e reduzir a dependência de fertilizantes químicos convencionais

07/08/2024

Rio Madeira: cota se aproxima dos 2 m em Porto Velho (RO)

Informações são apresentadas em Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil nesta terça-feira (6) 

06/08/2024

Nova técnica aplicada na prospecção de tungstênio contribui no aumento da produção do mineral

Estudo do Serviço Geológico do Brasil é publicado na revista Economic Geology

06/08/2024