Pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil participa de fórum na Rússia

12/11/2024 às 13h59
 | Atualizado em: 12/11/2024 às 15h30
Ouvir Notícia

Evento discutiu o papel dos recursos minerais, visando estimular o desenvolvimento sustentável

Foto: Divulgação SGB

São Petersburgo (RU) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi representado pela pesquisadora e geóloga Junny Kyley Mastop de Oliveira no fórum internacional “Mineral Resources as the Basis of National Sovereignty – Personnel and Innovation Environment” e no “Youth Forum-Contest of Young Researchers from the BRICS countries - Topical Issues of Rational Use of Natural Resources”, realizados em outubro, em São Petersburgo, na Rússia. 

O evento faz parte do calendário da Federação Russa no BRICS e buscou discutir temas fundamentais sobre soberania nacional e o papel dos recursos minerais, visando estimular o desenvolvimento sustentável. 

Foto: Divulgação SGB

Mastop destacou que “a participação fortalece as capacidades técnicas do SGB, apoia a soberania nacional ao compartilhar e adquirir conhecimentos sobre políticas de uso estratégico de recursos minerais e amplia a presença do Brasil em discussões internacionais, promovendo trocas de conhecimento sobre o futuro da mineração sustentável”.

A geóloga apresentou o trabalho “Artificial Intelligence Applied to Mineral Potential Mapping for Critical Minerals: an Example of Copper in the Carajás Mineral Province”, que tratou da integração de dados multifonte com exibição de mapas de potenciais minerais para cobre e ouro, usando a abordagem de sistemas minerais e inteligência artificial, na região norte da Província Mineral de Carajás (PA). 

“Esse trabalho mostrou-se eficaz na identificação de áreas potenciais para cobre e ouro, assim como contribui para minimizar o impacto ambiental e obter eficiência econômica das empresas de mineração”, explicou a geóloga que, atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UnB), sob orientação da professora Adalene Moreira Silva.

Na ocasião, durante o fórum Youth Forum-Contest, mais de 300 jovens cientistas, de diversas partes do mundo, participaram de competição internacional que abordou questões sobre o uso sustentável de recursos naturais. A pesquisadora do SGB se destacou entre estudantes de universidades dos países do BRICS, sendo uma das premiadas por seu trabalho.

Foto: Divulgação SGB
O grupo visitou instalações importantes da Universidade de Mineração de São Petersburgo, incluindo o Museu de Mineração, laboratórios de pesquisa e áreas de treinamento. Além disso, puderam testar simuladores de operação de equipamentos para lavra subterrânea e a céu aberto, vivenciando as práticas da mineração local.

Estiveram presentes chefes de ministérios e departamentos federais, nas áreas de recursos minerais, educação e ciência; chefes de universidades e institutos técnicos e setoriais; centros científicos e todas as partes interessadas da África, América Latina, Sudeste Asiático e outros países.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rios da região amazônica seguem em processo de recuperação

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) mostra que o início da estação chuvosa na maior parte da bacia tem contribuído para elevação dos níveis 

12/11/2024

Acordo Coletivo de Trabalho do Serviço Geológico do Brasil é aprovado e marca conquistas históricas dos empregados

Propostas atendem a reivindicações de décadas, como insalubridade e qualificação dos técnicos

12/11/2024

Curso fortalece ações para prevenir desastres no Rio Grande do Sul

Serviço Geológico do Brasil (SGB) realiza nesta semana Capacitação em Mapeamento e Percepção de Áreas de Risco para agentes da Defesa Civil do RS

12/11/2024