Papo Geológico debate a importância das cartas geológicas para o desenvolvimento do país

20/03/2025 às 13h22
Ouvir Notícia

Videocast foi ao ar na quarta-feira (19) e pode ser conferido no canal TV SGB, no YouTube

Divulgação/SGB

Brasília (DF) – O novo episódio do Papo Geológico, videocast do Serviço Geológico do Brasil (SGB), aborda a importância das cartas geológicas. No programa, que foi ao ar na quarta-feira (19), o chefe do Departamento de Geologia do SGB, Marcelo Esteves, e o geólogo André Saboia conversaram sobre o histórico e o futuro da cartografia geológica no país. O 34º episódio está disponível no canal TV SGB, no YouTube

Esteves explicou que a carta geológica é um dos principais produtos do mapeamento geológico e essencial para qualquer país: “Esse documento fornece informações fundamentais sobre a composição, estrutura e evolução do meio físico, permitindo o planejamento e a implementação de políticas sociais, econômicas e ambientais”.

O chefe do departamento acrescentou que o conhecimento geológico, com base na cartografia, é um dever do Estado e contribui para diversas áreas, como a ocupação do território, a prevenção de riscos geológicos e o planejamento da economia mineral.

Já Saboia destacou que a transição energética, por exemplo, depende do mapeamento geológico para identificar áreas propícias à exploração de minerais estratégicos. Da mesma forma, políticas de ordenamento territorial e mitigação de riscos naturais utilizam essas informações para a tomada de decisões: “A cartografia geológica fornece subsídios para a pesquisa acadêmica e o avanço do conhecimento sobre a evolução do planeta”, ressaltou.

O que é uma carta geológica?

A carta geológica é um mapa que representa a distribuição das rochas e suas características estruturais em determinada região. Ela permite identificar diferentes tipos de formações geológicas e avaliar seu potencial para exploração mineral, além de indicar áreas sujeitas a riscos geológicos, como deslizamentos de terra.

A partir da cartografia geológica, é possível direcionar investimentos para a exploração de recursos minerais, como ouro ou outros metais. Além disso, o conhecimento geológico é essencial para obras de infraestrutura, como a construção de túneis e barragens, garantindo segurança e eficiência na execução dos projetos.

Sobre o Papo Geológico
Produzido pelo SGB, o Papo Geológico é um videocast que divulga curiosidades e assuntos de interesse sobre as geociências, além de apresentar resultados de pesquisas realizadas pela instituição ao longo de mais de 50 anos. 
Em cada episódio, são explorados temas que impactam diretamente a vida dos cidadãos. Os convidados são pesquisadores do SGB e de outras instituições, com grande conhecimento nos assuntos geocientíficos. 

Confira o episódio aqui e saiba mais sobre o tema.

 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível do Rio Madeira pode subir nos próximos dias, aponta monitoramento

SGB prevê elevação de até 10 cm em Porto Velho e Guajará-Mirim com as chuvas que caem na região

27/03/2025

Rio Paraguai em alerta: níveis baixos e previsão de chuvas mantêm atenção na bacia

Boletim do SGB aponta níveis críticos nos rios Miranda e Aquidauana, com previsão de recuperação gradual dos níveis na bacia do rio nos próximos 15 dias

26/03/2025

Serviço Geológico do Brasil retoma levantamentos aerogeofísicos no país após uma década 

Instituição formalizou, nesta quarta-feira (26), a assinatura da ata de registro de preços com a empresa Xcalibur para aquisição de novos dados aerogeofísicos de alta qualidade

26/03/2025