Painel indica fontes de águas subterrâneas na Amazônia Legal
Painel indica fontes de águas subterrâneas na Amazônia Legal

Ferramenta permite identificar poços dos quais seja possível extrair água para uso doméstico, industrial, para irrigação ou outras finalidades (Foto: Ecoa)
Uma nova ferramenta do Serviço Geológico do Brasil (SGB) contribui para garantir o abastecimento de água potável à população da região da Amazônia Legal, especialmente em situações de seca extrema. No painel (disponível aqui) lançado recentemente, o SGB disponibiliza informações sobre fontes de águas subterrâneas nos estados de Roraima, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Maranhão e Tocantins. Desse modo, permite que sejam identificados poços dos quais seja possível extrair água para uso doméstico, industrial, para irrigação ou outras finalidades.
A plataforma, que será expandida para outros estados ao longo do ano, apresenta mapas as informações hidrogeológicas por município, com informações e estatísticas sobre todos os 49 mil poços da região cadastrados no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que é mantido pelo SGB. Por meio do painel, é possível consultar localização, situação, natureza, finalidade, profundidade, vazão e nível de água – no caso dos poços monitorados pela Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS).
“Embora as águas subterrâneas não possam suprir o efeito da redução das vazões dos rios, principalmente no que se refere à infraestrutura viária, esses recursos hídricos desempenham um papel muito importante na redução dos danos causados, principalmente quanto ao abastecimento de água das populações ribeirinhas”, explica o chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração do SGB, Valmor Freddo.
O pesquisador acrescenta que: “as águas subterrâneas constituem parte fundamental no ciclo hidrológico e são fontes importantes a serem consideradas para abastecimento e consumo da população, principalmente neste momento de crise hídrica que assola a Região Norte do país”.
SIAGAS
O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) tem, como objetivo: coletar, consistir, armazenar e disponibilizar dados e informações hidrogeológicas georreferenciadas; inicialmente para dar suporte à elaboração de mapas hidrogeológicos e, posteriormente, para atender as demandas dos usuários, da área de recursos hídricos e correlatas. Em todo o território nacional são 371 mil poços cadastrados.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br