Níveis começam a se estabilizar nas bacias dos rios Caí e Taquari, mas cenário ainda preocupa

18/06/2024

Serviço Geológico do Brasil monitora, em tempo real, os rios da região

Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação


Porto Alegre (RS) – O monitoramento, em tempo real, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), indica tendência de estabilização e redução dos níveis nas bacias dos rios Caí e Taquari, no Rio Grande do Sul. Apesar disso, o cenário nos municípios da região ainda preocupa, e o retorno dos níveis às cotas mais baixas é incerto.

“Os níveis ainda estão elevados, acima da cota de inundação em algumas estações, e, além disso, os solos estão saturados e as estruturas de drenagem entupidas. Esses fatores contribuem para o agravamento das cheias e alagamentos das cidades”, explica a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Porto Alegre, Márcia Pedrollo.

As cidades de São Sebastião do Caí (RS) e Montenegro (RS) ainda estão com os níveis acima das cotas de inundação – 10,5 m e 6 m, respectivamente. Na Bacia do Rio Taquari, apenas em Estrela (RS) os níveis ainda estão acima da cota de inundação (19 m). Nas estações de Santa Tereza (RS), Muçum (RS), Encantado (RS), Bom Retiro do Sul (RS) e Porto Mariante, no município de Venâncio Aires (RS), o nível está acima da cota de alerta.

Nível do Guaíba em elevação 

O volume de águas vindo de outros rios já começa a impactar o Guaíba, em Porto Alegre (RS). Entre domingo (16) e terça-feira (18), o nível subiu quase 40 cm, conforme os dados disponibilizados com apoio do SGB.

As previsões do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), indicam que na quarta-feira (19) o nível pode ultrapassar a cota de alerta (3,15 m). Todas as previsões, feitas com base nos modelos hidrológicos e hidrodinâmicos, têm como fonte de dados as estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), operadas (e recentemente recuperadas) pelo SGB.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Avança o mapeamento de áreas de risco na Serra Gaúcha

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil trabalham em Gramado e Nova Petrópolis até 28 de junho, em parceria com as defesas civis dos municípios

26/06/2024

Parceria impulsiona o desenvolvimento socioeconômico do Amapá por meio de pesquisas geocientíficas

Serviço Geológico do Brasil e o governo do Amapá assinaram, na terça-feira (25), protocolo de intenções

26/06/2024

Juiz de Fora (MG) recebe estudos para prevenção de desastres e crescimento urbano seguro

Pesquisadores estão em campo, até quarta-feira (26), para elaboração da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização e da Avaliação Geotécnica de Atrativos Geoturísticos no Morro do Cristo

25/06/2024