Mapeamento de recursos minerais visa alavancar pesquisa geológica em Rondônia

10/07/2024 às 12h05
 | Atualizado em: 10/07/2024
Ouvir Notícia

Estado é um dos principais produtores de cassiterita do país, além de possuir vocação para ouro, manganês, cobre, zinco, minerais industriais e minerais utilizados no agronegócio

Extração de zinco. Nova Brasilândia. Foto: Divulgação SGB

Um dos propósitos do Mapa de Recursos Minerais do Estado de Rondônia é alavancar a pesquisa geológica e estimular o desenvolvimento do setor mineral rondoniense. Nesse sentido, o estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), possui vocação para ouro, manganês, cobre, zinco, minerais industriais usados na construção civil –  como areia, argila, cascalho, brita, rocha ornamental – e minerais utilizados no agronegócio. 

O estado de Rondônia é um dos principais produtores de cassiterita do país, possui um enorme potencial para exploração de recursos minerais. A diversidade dos ambientes geológicos favorece grande potencial para depósitos minerais de interesse econômico.  

O mapeamento fornece informações valiosas sobre os diversos bens minerais que ocorrem na região. Este tipo de mapa é uma ferramenta fundamental principalmente para a iniciativa privada e empresas que desejam explorar os diversos bens minerais.

Também se concentra na localização e distribuição dos recursos na região e identifica depósitos de minerais que são importantes para planejamento econômico, avaliação de investimentos e gestão sustentável. Dessa forma, além da compreensão acerca dos bens minerais e da geologia, esse tipo de publicação é um atrativo para a pesquisa de novas potencialidades, cujos resultados podem estimular projetos de desenvolvimento mineral.

O mapa é resultado do trabalho realizado por pesquisadores de unidades do SGB da Residência de Porto Velho (REPO), sob coordenação nacional do Departamento de Geologia (DEGEO) e do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). 

O projeto contou ainda com apoio das divisões de Geologia Básica (DIGEOB), de Geodinâmica (DIGEOD), de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), de Geologia Econômica (DIGECO) e de Geoquímica (DIGEOQ).

Veja outros projetos realizados pelo SGB relacionados ao estado de Rondônia:

- Áreas de relevante interesse mineral: reavaliação da província estanífera de Rondônia 

- Mapa de prospectividade para o sistema mineral Zn-Pb-Cu-±Au, ARIM Nova Brasilândia 

- Investigation of tin and tantalum ores from the Rondônia Tin Province, northern Brazil, to develop optimized processing technologies  

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que cota em Ladário (MS) chegou a -59 cm nesta quarta-feira (23)

23/10/2024

Especialistas em prevenção de desastres atuam no Vale do Taquari (RS) para mapeamento de áreas de risco

Serviço Geológico do Brasil realiza ação emergencial nas cidades de Colinas, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza

23/10/2024

SGB é destaque em Congresso com pesquisa sobre a seca do Amazonas de 2023

Décima edição do Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2024) foi realizada na Universidade do Minho

23/10/2024