Mapeamento de recursos minerais visa alavancar pesquisa geológica em Rondônia

10/07/2024 às 12h05
 | Atualizado em: 10/07/2024
Ouvir Notícia

Estado é um dos principais produtores de cassiterita do país, além de possuir vocação para ouro, manganês, cobre, zinco, minerais industriais e minerais utilizados no agronegócio

Extração de zinco. Nova Brasilândia. Foto: Divulgação SGB

Um dos propósitos do Mapa de Recursos Minerais do Estado de Rondônia é alavancar a pesquisa geológica e estimular o desenvolvimento do setor mineral rondoniense. Nesse sentido, o estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), possui vocação para ouro, manganês, cobre, zinco, minerais industriais usados na construção civil –  como areia, argila, cascalho, brita, rocha ornamental – e minerais utilizados no agronegócio. 

O estado de Rondônia é um dos principais produtores de cassiterita do país, possui um enorme potencial para exploração de recursos minerais. A diversidade dos ambientes geológicos favorece grande potencial para depósitos minerais de interesse econômico.  

O mapeamento fornece informações valiosas sobre os diversos bens minerais que ocorrem na região. Este tipo de mapa é uma ferramenta fundamental principalmente para a iniciativa privada e empresas que desejam explorar os diversos bens minerais.

Também se concentra na localização e distribuição dos recursos na região e identifica depósitos de minerais que são importantes para planejamento econômico, avaliação de investimentos e gestão sustentável. Dessa forma, além da compreensão acerca dos bens minerais e da geologia, esse tipo de publicação é um atrativo para a pesquisa de novas potencialidades, cujos resultados podem estimular projetos de desenvolvimento mineral.

O mapa é resultado do trabalho realizado por pesquisadores de unidades do SGB da Residência de Porto Velho (REPO), sob coordenação nacional do Departamento de Geologia (DEGEO) e do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). 

O projeto contou ainda com apoio das divisões de Geologia Básica (DIGEOB), de Geodinâmica (DIGEOD), de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), de Geologia Econômica (DIGECO) e de Geoquímica (DIGEOQ).

Veja outros projetos realizados pelo SGB relacionados ao estado de Rondônia:

- Áreas de relevante interesse mineral: reavaliação da província estanífera de Rondônia 

- Mapa de prospectividade para o sistema mineral Zn-Pb-Cu-±Au, ARIM Nova Brasilândia 

- Investigation of tin and tantalum ores from the Rondônia Tin Province, northern Brazil, to develop optimized processing technologies  

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Campo Largo (PR) recebe estudo que contribui para gestão territorial e prevenção de desastres

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou, em janeiro, a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação do município

05/02/2025

Cursos para prevenção de desastres emitem mais de 400 certificados em janeiro 

As capacitações do Serviço Geológico do Brasil foram oferecidas em plataformas online 

05/02/2025

Níveis dos rios na Bacia do Amazonas registram oscilações

A cota do Rio Branco subiu 30 cm em Boa Vista (RR), enquanto o Rio Negro reduziu 9 cm em Barcelos (AM)

04/02/2025