Mapa agromineral identifica 17 Unidades de Interesse Agrogeológico em Goiás e Distrito Federal
Mapa agromineral identifica 17 Unidades de Interesse Agrogeológico em Goiás e Distrito Federal
A pesquisa busca agregar valor à cadeia produtiva e promover o aproveitamento sustentável de resíduos da mineração
Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibilizou a versão final do Mapa do Potencial Agromineral do Estado de Goiás e Distrito Federal, acompanhado de um dashboard interativo que facilita a visualização e o cruzamento de dados obtidos no estudo. O mapa apresenta as Unidades de Interesse Agrogeológico (UIA) da região, com rochas e minerais potencialmente utilizáveis como remineralizadores de solos (REM) e outros fertilizantes silicáticos (FSi).
O objetivo do projeto é prospectar e caracterizar esses materiais, viabilizando sua aplicação na agricultura. Os trabalhos de campo e as análises laboratoriais resultaram na identificação de 17 Unidades de Interesse Agrogeológico, o que abre oportunidades para empresas mineradoras desenvolverem novos produtos a partir de materiais que antes eram descartados, agregando valor à cadeia produtiva e promovendo o aproveitamento sustentável de resíduos da mineração.
O mapa inclui encartes geofísicos, tectono-estratigráficos, coluna litoestratigráfica com legenda detalhada e uma tabela consolidando as principais informações levantadas nos estudos de campo. Já o dashboard permite consultas dinâmicas, possibilitando a filtragem de informações por recortes pontuais, municipais ou regionais, garantindo acesso rápido e simplificado aos resultados.
Acesse aqui o mapa e o dashboard.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br