Manaus: Rio Negro segue com níveis normais para a época
Manaus: Rio Negro segue com níveis normais para a época
O Rio Amazonas apresentou discreta redução das variações diárias no processo de enchente, segundo o boletim do Serviço Geológico do Brasil
Manaus (AM) – De acordo com informações do 2º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado nesta terça-feira (14), em Manaus (AM), o Rio Negro atingiu 20,66 m e está em processo de enchente, subindo numa média diária de 14 cm e estando com níveis dentro do esperado para a época.
Para Andre Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial em Manaus, os dados sobre os níveis dos rios, obtidos nas estações de monitoramento do Sistema de Alerta, comprovam a boa resposta da hidrologia ao “inverno amazônico”, como é conhecido o período chuvoso da região. “Este evento trouxe um cenário de recuperação, e o que se observa agora são níveis dentro do esperado para a época”, destacou.
Ao longo de uma semana, o Rio Branco inicialmente apontou elevações, mas nos registros mais recentes voltou a descer uma média diária de 12 cm em Boa Vista e de 11 cm Caracaraí.
O Rio Solimões está em processo de enchente, registrando elevações diárias na ordem de 5 cm em Tabatinga e Fonte Boa, 11 cm em Itapéua e 13 cm em Manacapuru. As estações monitoradas apresentam níveis dentro do esperado para o período.
Já o Rio Amazonas apresentou pequena diminuição nas variações diárias, no processo de enchente, subindo uma média de 14 cm em Itacoatiara, 10 cm em Parintins e 7 cm em Óbidos e Santarém. As estações monitoradas apontam níveis no limite inferior da normalidade.
Os dados atualizados, obtidos nas estações de monitoramento que compõem o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Amazonas, podem ser conferidos aqui.
Parceria
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas.
As informações estão disponíveis na plataforma SACE.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Jornalista Carla Vilhena visita o Museu de Ciências da Terra e destaca a importância da preservação científica e cultural
Espaço reúne importantes coleções geológicas e paleontológicas e oferece ao público exposições que contam a história natural do Brasil e do mundo O Museu de Ciências da Terra (MCTer), na Urca (RJ), recebeu a visita da jornalista Carla Vilhena. Reconhecida por sua trajetória de destaque na comunicação brasileira, Carla demonstrou grande interesse pelo vasto acervo do museu, que reúne importantes coleções geológicas e paleontológicas, além de oferecer ao público exposições que contam a história natural do Brasil e do mundo