Encontro internacional debate economia sustentável para a Amazônia

08/11/2024 às 15h12
Ouvir Notícia

Especialistas discutem caminhos para alavancar a economia local e conservar a biodiversidade 

Foto: Divulgação SGB 

Belém (PA) - A 2ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias reuniu o Serviço Geológico do Brasil (SGB), academia e setores econômicos para discutir soluções que integrem desenvolvimento econômico e conservação da Amazônia. O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), de 6 a 8 de novembro, em Belém.

Foto: Divulgação SGB

Na quinta-feira (7), o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, participou do painel “Os Novos Patamares da Tecnologia e Inovação da Mineração e na Prevenção de Acidentes”.

Silveira detalhou o uso de tecnologias como drones, sensores remotos, modelagem 3D e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas operações do SGB. Segundo ele, essas inovações permitiram uma precisão inédita nos mapeamentos geológicos, garantindo maior rapidez e menor impacto ambiental. A inteligência artificial, em particular, tem sido essencial para a análise de grandes volumes de dados, ajudando a identificar padrões geológicos e contribuindo para a sustentabilidade das atividades.

E acrescentou: “em conjunto, todas essas tecnologias possibilitam ao SGB produzir mapas mais detalhados, garantindo a preservação dos recursos naturais do nosso território".

No final do painel, o diretor ressaltou que, para a Amazônia, o SGB acredita que um modelo de desenvolvimento deve respeitar as comunidades locais e incluir tecnologias de baixo impacto ambiental, com educação e capacitação técnica, para que possam beneficiar a região e o país de forma sustentável e a longo prazo.

Foto: Divulgação SGB

Já o superintendente do SGB de Belém, Homero Melo Junior, destacou a participação dos empregados da Superintendência Regional, no segundo ano consecutivo do evento, lembrando que diversos dos temas abordados serão discutidos e detalhados na COP30, que também será realizada em 2025, na capital paraense.

A conferência buscou estruturar ações para combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade. Para isso, contou com a participação do ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e da primeira mulher africana a ser eleita presidente (Libéria) e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rios da região amazônica seguem em processo de recuperação

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) mostra que o início da estação chuvosa na maior parte da bacia tem contribuído para elevação dos níveis 

12/11/2024

Acordo Coletivo de Trabalho do Serviço Geológico do Brasil é aprovado e marca conquistas históricas dos empregados

Propostas atendem a reivindicações de décadas, como insalubridade e qualificação dos técnicos

12/11/2024

Curso fortalece ações para prevenir desastres no Rio Grande do Sul

Serviço Geológico do Brasil (SGB) realiza nesta semana Capacitação em Mapeamento e Percepção de Áreas de Risco para agentes da Defesa Civil do RS

12/11/2024