Diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil é homenageado durante Exposibram

10/09/2024 às 13h05
Ouvir Notícia

Evento é considerado um dos maiores da América Latina sobre mineração e conta com participação de pesquisadores e autoridades do país e do exterior

Foto: Divulgação SGB

Belo Horizonte (MG) – O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, participaram, nesta segunda-feira (9), da abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte (MG). O evento é considerado um dos maiores da América Latina sobre mineração e reúne as principais empresas do setor, especialistas, pesquisadores e autoridades do Brasil e do exterior. 

Na ocasião, Melo foi homenageado devido à valiosa contribuição em defesa dos interesses do setor mineral. Ele ressaltou que se sente honrado pelo reconhecimento recebido do IBRAM. “Mostra que o SGB está no caminho certo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor mineral. E agradeceu: “Recebo esta homenagem em nome de todos do SGB, pois é fruto de um esforço coletivo. É uma alegria participar deste evento e ajudar a definir os rumos da mineração brasileira. É uma grande oportunidade para trocas e novas parcerias. Contem sempre com o SGB”, enfatizou.

Foto: Divulgação SGB

O diretor-presidente também destacou que o Brasil tem potencial para ser um dos maiores fornecedores mundiais de minerais críticos para a transição energética. “Nosso papel é ajudar a revelar esse potencial. Por isso, realizamos projetos e investimos em novos equipamentos e tecnologias para trazer as respostas que o setor mineral precisa”.

Já Silveira disse que a participação do SGB na Exposibram 2024 representa uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimentos e contribuições ao desenvolvimento sustentável do setor mineral. “Nesta edição, teremos temas de relevância para o futuro da mineração, como a economia circular e a pesquisa de minerais críticos, que são essenciais para a transição energética global. Além disso, o SGB reforçará seu papel na pesquisa e na gestão de recursos minerais, incluindo os minerais nucleares, que têm grande importância para o setor energético”.

E completou: “Nossa presença na exposição também visa fortalecer parcerias e incentivar o debate sobre inovação tecnológica e boas práticas, sempre alinhadas às demandas de um mercado cada vez mais responsável e comprometido com o meio ambiente. Estamos ansiosos para compartilhar as contribuições do SGB para a evolução deste setor, que é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”. 

Fórum de Entidades do Setor Mineral 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou hoje (9/9), em Belo Horizonte – pouco antes da abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2024 – o Fórum de Entidades do Setor Mineral. O objetivo é intensificar a interação entre essas organizações,  defender interesses sobre temas críticos, definir novas agendas e espaços de articulação integrada entre as entidades e assegurar o alinhamento sobre propostas de novas políticas públicas.

Foto: Divulgação SGB

Participaram do encontro o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), o Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), entre outros.

Exposibram

Na Exposibram, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), estarão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

A exposição internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

Nesta edição, a perspectiva é receber mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O encontro contará com a participação de expositores brasileiros e estrangeiros, de países como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.

Dentre os vários temas que serão discutidos, alguns são destaques, como a transição energética e tributação. Além disso, serão debatidas formas de financiamento de projetos de transição energética, agenda econômica, perspectivas de mercado, riscos tributários e fiscais, riscos políticos e outros assuntos sensíveis ao setor.

Rodada de negócios

Outro ambiente que gera altas expectativas no âmbito da Exposibram é a rodada de negócios. Em 2023, 22 empresas mineradoras participaram da Rodada de Negócios da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023) e geraram expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. Neste ano, o objetivo é conectar mais fornecedores e mineradoras para estabelecer parcerias.  

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Manaus: Rio Negro segue com níveis normais para a época

O Rio Amazonas apresentou discreta redução das variações diárias no processo de enchente, segundo o boletim do Serviço Geológico do Brasil

14/01/2025

Plataforma interativa Geo 3600 BR oferece passeio virtual pelo Seridó Geoparque Mundial da Unesco (RN)

Site do Serviço Geológico do Brasil permite conhecer os atrativos geoturísticos do território que foi reconhecido internacionalmente pela relevância científica e cultural

13/01/2025

Estudo reavalia dados e aponta novas oportunidades em área de cobre em Goiás

Resultados incluem integração de dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e topográficos, quantificação dos recursos existentes e identificação do potencial

10/01/2025