Capacitação fortalece ações de prevenção a desastres no Vale do Itajaí (SC)

24/10/2024 às 13h50
Ouvir Notícia

SGB ministrou curso para representantes dos municípios de Itajaí, Navegantes, Benedito Novo, Camboriú, Penha, Ilhota, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Içara e Porto Belo

Foto: SGB/Divulgação

Brasília (DF) – As ações para prevenção de desastres ganham reforço na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), promoveu o Curso de Capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos para representantes de dez municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Benedito Novo, Camboriú, Ilhota, Içara, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo. As atividades ocorreram entre os dias 14 e 17 de outubro.

O objetivo foi capacitar profissionais, especialmente das defesas civis municipais, para identificar e mapear áreas de risco geológico. Durante o curso, foram abordados temas, como: geologia, movimentos gravitacionais de massa, processos erosivos e hídricos e cartografia de áreas de risco. Além das aulas teóricas, os participantes também tiveram atividades práticas em campo para a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Foto: SGB/Divulgação

“A importância dessa atividade é capacitar os servidores municipais para que eles possam ampliar o conhecimento em relação a desastres naturais e mapeamento de risco geológico. Dessa forma, poderão realizar as avaliações e vistorias de maneira mais efetiva e correta, do ponto de vista conceitual e técnico”, explicou o pesquisador do SGB Anselmo Pedrazzi, coordenador-executivo da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP). Também ministraram o curso os pesquisadores Marcelo Parente Henriques e Pedro Augusto Pfaltzgraff dos Santos.

Até setembro de 2024, o SGB já capacitou mais de 3 mil pessoas – nas modalidades presencial e online – para a prevenção de desastres. Presencialmente, foram oferecidos 14 cursos de capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos, atendendo 944 pessoas.

Cursos online para prevenção de desastres

Por meio da plataforma da Escola Virtual.Gov, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP),  1.850 pessoas já concluíram o curso  “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico", com carga horária de 40 horas. A formação é composta por 7 módulos, com inscrições abertas a qualquer pessoa. Para concluir o processo, basta clicar aqui.

Outras 361 pessoas receberam o certificado do curso “Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal", disponível na plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A formação tem carga horária de 8 horas, sendo o público-alvo estudantes do ensino superior e profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a temática. Para mais informações e inscrição, clique aqui.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Bento Gonçalves (RS) terá Plano Municipal de Redução de Riscos

Projeto é fruto de parceria entre o Serviço Geológico do Brasil e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades

25/10/2024

Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que cota em Ladário (MS) chegou a -59 cm nesta quarta-feira (23)

23/10/2024

Especialistas em prevenção de desastres atuam no Vale do Taquari (RS) para mapeamento de áreas de risco

Serviço Geológico do Brasil realiza ação emergencial nas cidades de Colinas, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza

23/10/2024