Brasil compartilha experiência em hidrogeologia no Congresso Mundial de Águas Subterrâneas (IAH)

06/09/2024
Ouvir Notícia

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participam, entre 8 e 13 de setembro, do evento sediado em Davos, na Suiça 

Brasília (DF) – O trabalho realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) na área de hidrogeologia será apresentado à comunidade científica internacional durante o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas 2024 (IAH), que ocorre entre 8 e 13 de setembro em Davos, na Suíça. Pesquisadores da instituição terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e conhecer novas tecnologias.

A comitiva do SGB é formada pelos(as) pesquisadores(as): Daniele Tokunaga Genaro, Eliel Martins Senhorinho, Isadora Aumond Kuhn, Idembergue Barroso Macedo de Moura e Marcos Alexandre de Freitas, da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), que apresentarão os trabalhos:

  • Novas Descobertas Usando Isótopos de Gases Nobres no Sistema do Aquífero Guarani na América do Sul (Isadora Kuhn);
  • Caracterização Hidrogeoquímica do Setor Sul do Sistema Aquífero Guarani: Insights sobre Dinâmica de Fluxo e Processos de Mistura (Isadora Kuhn);
  • Águas Subterrâneas no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul - Brasil (Marcos Alexandre de Freitas);
  • Avanços e Impactos do Programa de Cartografia Hidrogeológica do Brasil (Eliel Senhorinho);
  • Estado da Arte da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas no Brasil (Daniele Genaro);
  • Análise e Comparação do Comportamento dos Níveis da Água de 3 Sistemas Aquíferos no Semiárido Brasileiro, no Período de 2011 a 2023 (Idembergue Moura).

Intercâmbio técnico-científico

Para o pesquisador Idembergue Moura, o evento é uma oportunidade para adquirir conhecimentos que poderão otimizar os projetos desenvolvidos no país. “A expectativa é conhecer novas metodologias aplicadas na hidrogeologia mundial e, assim, trazê-las e aplicá-las no Brasil. Também queremos estabelecer uma comunicação direta com os fabricantes e desenvolvedores dos equipamentos, softwares e metodologias aplicadas atualmente nos trabalhos do SGB,  contribuindo tanto para que esses tenham melhor eficiência no território brasileiro quanto para a melhor utilização dos mesmos”. 

A pesquisadora Isadora Kuhn, que desenvolve trabalhos na área de hidrologia isotópica, reforça a importância da troca de experiências para impulsionar avanços nos projetos: “Espero encontrar os pesquisadores que trabalham com áreas de fronteira em análise de gases nobres, informar-me sobre as novas tecnologias já disponíveis e quais iniciativas estão sendo dadas no sentido de expandir a aplicação desta técnica”.

Além disso, as apresentações serão essenciais para mostrar ao mundo o trabalho do SGB e relevância para a gestão dos recursos hídricos, ressalta o pesquisador Eliel Martins Senhorinho:  “Vamos mostrar à comunidade internacional um pouco do que o SGB faz, em matéria de produção cartográfica e mapeamento de aquíferos, despertando o interesse da comunidade científica envolvida em Cartografia Hidrogeológica pelo que vem sendo realizado pelo SGB”.

Ao participar do congresso, o SGB reafirma o papel como instituição científica e tecnológica brasileira de referência na geração e disseminação de conhecimento geocientífico, além de contribuir com soluções globais para o uso adequado das águas subterrâneas. Esses são recursos essenciais, especialmente diante das mudanças climáticas e de eventos extremos.


Maior evento internacional na temática de águas subterrâneas

Esse congresso é o principal evento internacional de águas subterrâneas organizado pela Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH). Participam do evento a comunidade científica, membros da indústria (empresas do setor), administração pública, bem como organizações internacionais e agências de desenvolvimento. Além de apresentações em sessões paralelas, cobrindo todos os principais campos de águas subterrâneas, serão realizados debates plenários envolvendo assuntos relevantes, soluções inovadoras e desafios sociais urgentes.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Experiência do Serviço Geológico do Brasil vai contribuir para elaboração de planos energéticos 

Diretora do SGB participa de reunião, no Uruguai, sobre projeto desenvolvido no âmbito do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (ARCAL)

05/09/2024

Avançam ações para fortalecer o monitoramento de rios do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira (5), durante o 2º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente, o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon, destacou a importância do trabalho realizado

05/09/2024

Evento em Curitiba debate sobre pesquisa mineral paranaense

Objetivo foi reunir os principais profissionais e instituições do setor para trocar experiências e estimular parcerias

05/09/2024