Avançam ações para fortalecer o monitoramento de rios do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul

05/09/2024
Ouvir Notícia

Nesta quinta-feira (5), durante o 2º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente, o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon, destacou a importância do trabalho realizado

Foto: Jéssica Mallmann/Jornal Nova Geração

Lajeado (RS) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) avança com a modernização dos Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Grande do Sul para fortalecer o monitoramento dos rios e contribuir para a prevenção de desastres. Essas ações, que começaram após as enchentes de maio, foram apresentadas nesta quinta-feira (5), no 2º Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. Na ocasião, o superintendente Regional de Porto Alegre, Franco Buffon, falou sobre a importância do trabalho.

“Nossos pontos de monitoramento foram destruídos e estamos reconstruindo de uma forma nova, com novas tecnologias e mais robustez. Aqui, na região de Lajeado, na estação de Estrela e na Barra do Fão, colocamos dois sensores para que, caso um pare, a gente ainda tenha como gerar informação e apoiar as instituições que tanto precisam dos dados para agir em prol da população”, explicou Buffon.

Os sistemas passam a contar também com transmissão dos dados via satélite a cada 15 minutos. Essa redução no intervalo de tempo de transmissão permite a disseminação de informações de forma mais rápida. Além disso, os pontos de coleta de dados (PCD) ganharam estruturas mais altas, de 12 m, o que permite manter os equipamentos em níveis acima dos observados durante o evento histórico registrado no estado gaúcho, neste ano.

Durante o seminário, Franco Buffon reforçou ser importante conhecer para prevenir: “Com a operação do Sistema de Alerta Hidrológico, a gente tem condições de conhecer o rio e estimar o que vai acontecer. Precisamos conhecer a história desse rio para formar séries históricas de monitoramento que vão nos permitir análises mais precisas, que indicam as respostas hidrológicas em determinados eventos de chuva”. O trabalho realizado pelo SGB é fundamental para reduzir a vulnerabilidade de comunidades e apoiar as ações que contribuam para a segurança da população. 

O objetivo do evento é discutir ações e planos de prevenção, proteção e busca de recursos para mitigar os prejuízos e desastres futuros. A primeira edição ocorreu após as inundações que afetaram o Vale do Taquari em 2023. Na programação, há paineis temáticos divididos nos eixos de prevenção, enfrentamento e reconstrução. O pesquisador Franco Buffon participou do painel com tema: Eventos Climáticos Extremos - Como Agir Durante os Fenômenos para Salvar as Pessoas e Amparar Quem Precisa de Apoio?

 

Parceria
O monitoramento dos rios é realizado a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. 
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Experiência do Serviço Geológico do Brasil vai contribuir para elaboração de planos energéticos 

Diretora do SGB participa de reunião, no Uruguai, sobre projeto desenvolvido no âmbito do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (ARCAL)

05/09/2024

Brasil compartilha experiência em hidrogeologia no Congresso Mundial de Águas Subterrâneas (IAH)

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participam, entre 8 e 13 de setembro, do evento sediado em Davos, na Suiça 

05/09/2024

Evento em Curitiba debate sobre pesquisa mineral paranaense

Objetivo foi reunir os principais profissionais e instituições do setor para trocar experiências e estimular parcerias

05/09/2024