Brasil apresenta estratégias para enfrentamento a desastres em evento no Japão

21/06/2024 às 14h23
 | Atualizado em: 21/06/2024
Ouvir Notícia

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil Anselmo Pedrazzi participou, na quinta-feira (20), de painel no “Understanding Risk Global Forum”

Foto: Divulgação SGB

Himeji (Japão) – As ações brasileiras para enfrentamento a desastres foram destaque no Understanding Risk Global Forum (Fórum Global de Compreensão de Riscos), que ocorre na cidade de Himeji, província de Hyogo, no Japão. Na quinta-feira (20), o pesquisador e coordenador-executivo do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Anselmo Pedrazzi, participou da sessão: “E sobre Georiscos? Construindo uma Comunidade Global para Avaliação de Perigos e Riscos”. 

Na ocasião, realizou apresentação com o tema: Capacidade e Colaboração Institucional e Nacional do Serviço Geológico do Brasil para a Gestão de Riscos. “Foi uma oportunidade para apresentar a pesquisadores e instituições internacionais as atividades que desempenhamos no Brasil e a evolução do nosso trabalho nas áreas de mapeamento de riscos e perigo geológico”, explicou Pedrazzi.

Cooperação internacional

O fórum ocorreu entre os dias 16 e 21 de junho. Com a participação de pesquisadores e especialistas de todo o mundo, é um importante espaço de diálogo para construção de parcerias e intercâmbio de experiências que visem ampliar a capacidade de prevenção, preparação, resposta e resiliência a desastres naturais, causadas pelas mudanças climáticas.

“Tem sido muito interessante acompanhar o que o mundo tem feito nesta área, especialmente no que se refere à resiliência, ou seja, à capacidade das comunidades suportarem os desastres e se reconstruírem após esses eventos extremos”, destaca o pesquisador Anselmo Pedrazzi.

Além disso, os pesquisadores têm dialogado sobre as novas tecnologias. “Estou aqui conhecendo iniciativas de outros países e mostrando um pouco do que SGB tem feito. O Brasil tem avançado rapidamente e devemos acompanhar o resto do mundo, que está caminhando para a construção de um futuro melhor”, ressaltou Pedrazzi. 

O convite para a participação no evento foi feito pelas instituições Modelo Global de Terremotos/Global Earthquake Model (GEM) e Comunidade Mundial de Serviços Geológicos/World Community of Geological Surveys (WCOGS). O objetivo é desenvolver uma rede global para compartilhamento de conhecimento sobre riscos geológicos e fomentar o desenvolvimento de capacidades nacionais para avaliação de perigos e riscos. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

 

Outras Notícias

Seca se intensifica na região amazônica, e Rio Negro pode ficar abaixo dos 11 m em Manaus (AM)

39º Boletim de Monitoramento da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil nesta terça-feira (24), indica que rio chegou à marca de 13,73 m na capital – a 4ª menor da história

27/09/2024

Museu de Ciências da Terra destaca acessibilidade na 18ª Primavera de Museus

A programação especial ocorre neste sábado (28), no Rio de Janeiro

27/09/2024

Brasil e França dialogam sobre fortalecimento e expansão de parceria técnico-científica 

Representantes do Serviço Geológico do Brasil e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França se reuniram nesta terça-feira (24), na sede do SGB, em Brasília

26/09/2024