Bacia do Rio Amazonas: Rio Solimões pode registrar cotas mínimas neste mês

09/08/2024
Ouvir Notícia

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que o  processo de descida está acentuado em Tabatinga, no Amazonas

Foto: Defesa Civil AM

Manaus (AM) – Os rios da Bacia do Rio Amazonas seguem em processo de descida (vazante). Em alguns pontos, como na região do Alto Solimões, é observada uma queda acentuada nos níveis. Os dados fazem parte do 32º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), nesta sexta-feira (9).

Em Tabatinga (AM), o Solimões registra descidas acima de 20 cm por dia. A última cota observada foi de 96 cm – abaixo do mínimo para a época. Diante do cenário, a projeção é de que, nessa estação, as cotas mínimas do ano ocorram ainda neste mês. “Podemos prever isso em razão das descidas acentuadas e dos níveis abaixo das mínimas nos rios do Peru, que deságuam no Solimões”, explica a pesquisadora em geociências Jussara Cury.

Já o Rio Negro, em Manaus (AM), está em processo de vazante e com descidas regulares, representadas por variações diárias na ordem de 11 cm.  No entanto, os níveis estão abaixo da faixa de normalidade. A última cota observada foi de 24,2 m. As mínimas nessa estação devem ocorrer em outubro. Também foram registradas descidas nas bacias dos rios Branco, em Roraima; Purus, no Acre; e Amazonas. 

Repiquetes no Rio Madeira 
O Rio Madeira registrou oscilações (repiquetes) ao longo da semana, em Porto Velho (RO), devido às chuvas registradas na região, mas voltou ao processo de descida entre quinta (8) e sexta-feira (9). A cota atual é de 2,38 m. O Madeira chegou a níveis muito baixos na região de Porto Velho, antes da época prevista, principalmente devido às chuvas abaixo da média entre novembro de 2023 e abril de 2024. 

Confira aqui o 32º Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Mesmo após chuvas na Bacia do Rio Paraguai, cotas seguem abaixo da média 

Dados são apresentados no novo boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (14)

14/08/2024

Cabas: estudos sobre hidrologia isotópica contribuem para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos

Pesquisadores apresentaram dados nesta quarta-feira (14), no Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas 

14/08/2024

Brasil avança com plataforma que poderá posicionar o país como potência agroambiental

Solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) viabiliza módulo digital do Projeto IS-Agro, liderado pela Embrapa Solos 

14/08/2024