Acordo de cooperação visa atrair investidores e estimular a economia do estado de Tocantins

02/08/2024 às 18h59
 | Atualizado em: 05/08/2024
Ouvir Notícia

Parceria entre SGB e Ameto apoiará pesquisas e estudos de temas relacionados às áreas de geologia, geoquímica, geofísica, engenharia agrícola, entre outras

Foto: Divulgação SGB

Palmas (TO) - O conhecimento geológico do território brasileiro constitui um instrumento indispensável para planejamento e execução das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais e, simultaneamente, é uma fonte de dados imprescindível para o conhecimento e a gestão do meio físico.

Dessa forma, o Serviço Geológico do Brasil e a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) assinaram, na terça-feira (30), Acordo de Cooperação, com o intuito de estabelecer parceria técnico-científica entre as instituições, promovendo ações que visam o desenvolvimento do estado do Tocantins, por meio da ampliação e aprimoramento do conhecimento geológico e geofísico.

Para o chefe do Núcleo de Apoio de Palmas, do SGB, Marcelo Ferreira, esse acordo irá proporcionar a união técnica e científica de ambos os órgãos. “A parceria garantirá o conjunto de pesquisas em mapeamento geológico básico, levantamentos aerogeofísicos e geoquímicos, bem como de engenharia agrícola e outras áreas correlatas para o desenvolvimento do setor mineral, industrial e, consequentemente, socioeconômico”, destacou. Segundo ele, a ação conjunta confirma o  compromisso do governo do Tocantins, em sinergia com o governo federal, para construir um planejamento  plurianual robusto e estruturante, que irá fomentar o setor mineral do estado. 

Essa parceria institucional pretende garantir o desenvolvimento de ações coordenadas, com vistas ao apoio de pesquisas e estudos de temas relacionados às áreas de geologia, geoquímica, geofísica, engenharia agrícola e outras, bem como ao setor mineral tocantinense, além do intercâmbio laboratorial, treinamento de pessoal e publicação técnico-científica no campo das geociências, com a finalidade de alavancar o potencial mineral do estado. 

O presidente da Ameto, general Marco Martin, comemorou e enalteceu a parceria que será benéfica para o estado. "Em conjunto, a Ameto e o SGB desempenharão ações essenciais na promoção de um setor mineral mais sustentável, eficiente e alinhado com as melhores práticas para aprimorar ainda mais a qualidade das informações geológicas, com a finalidade de atrair mais investidores para o Tocantins”.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 


 

Outras Notícias

Depósito de ilmenita no Rio Grande do Sul é destaque em estudo internacional

Resultados foram comparados com ilmenitas de outras partes do mundo, oferecendo uma visão mais ampla do potencial desse recurso brasileiro

23/04/2025

SGB inicia operação do Sistema de Alerta Hidrológico no Rio Mundaú para prevenir enchentes em Alagoas

União dos Palmares e Murici passam a contar com monitoramento 24h durante o período chuvoso, que segue até 12 de agosto

22/04/2025

SGB mapeia áreas de risco em Tutóia (MA) e propõe ações contra erosão e inundações

Estudo de setorização geológica identifica zonas vulneráveis no município e destaca a importância do planejamento urbano e da conscientização ambiental para reduzir os impactos dos desastres naturais

17/04/2025