Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, bem como as ações no âmbito de sua competência.



Todas as informações sobre licitações estão disponíveis neste portal, em Licitações.

O SGB agradece seu interesse e esclarece que, por ser uma empresa pública, o ingresso é realizado através de concurso público. Também há oportunidades para estágio e jovem aprendiz. Sugerimos verificar periodicamente quanto à abertura de concursos e vagas de estágio/jovem aprendiz na página Empregados.

O SGB esclarece que seu quadro de empregados conta com geólogos, engenheiros, profissionais de nível superior de diversas áreas e profissionais de apoio. Para localizar um colaborador pertencente ao quadro de funcionários do SGB sugerimos que acesse a página Equipe.

Questões relativas à atividade de mineração são de competência da Agência Nacional de Mineração - ANM. Assim, sugerimos reportar-se à ouvidoria desse órgão.

Instruções e formulários para a solicitação da análise encontram-se na página Análise de Água, do Laboratório de Análises Minerais - LAMIN. Por motivos operacionais, porém, o LAMIN não está realizando análise para clientes particulares até segunda ordem. Assim que a prestação de serviço para particulares for retomada será colocado um aviso na página.

Entre em contato com o Museu de Geologia do SGB, localizado na Unidade Regional de Porto Alegre, através do e-mail museugeo@sgb.gov.br.

O SGB não comercializa pedras preciosas. Recomendamos contatar a Caixa Econômica Federal para orientação.

O SGB esclarece que não realiza avaliação de joias nem possui cadastro de empresas que o façam, mas desenvolve atividades de geologia econômica, prospecção e economia mineral. Sua meta principal é o levantamento de informações geológicas a fim de caracterizar o potencial econômico de ocorrências, depósitos, distritos e províncias minerais do Brasil, além de promover o conhecimento sobre a gênese de depósitos já identificados. Uma sugestão é contatar a Caixa Econômica Federal para possível avaliação.

Os artigos científicos relacionados a pesquisas sobre as diversas áreas de atuação do SGB estão listados no RIgeo.

Para aquisição desses produtos basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento aos Usuários - SEUS.

Os mapas ou dados de interesse podem ser baixados pelo site GeoSGB, através do menu Serviços > Downloads. O GeoSGB é um acervo de dados, informações e produtos das geociências, como mapas geológicos em diversas escalas, onde você também encontra outros formatos, como o .kml.

Atualmente esses mapas são produzidos pela Embrapa Solos.

  • Imprimir