SGB apresenta potencial mineral brasileiro em conferência internacional no Peru
SGB apresenta potencial mineral brasileiro em conferência internacional no Peru
Chefe do Departamento de Recursos Minerais, Maísa Abram, integrou comitiva brasileira e destacou ações do SGB na ProEXPLO 2025, principal evento de exploração mineral da América Latina
Lima (Peru) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença na ProEXPLO 2025, uma das principais conferências sobre exploração mineral da América Latina, realizada entre os dias 5 e 7 de maio, no Centro de Convenções de Lima, no Peru. O evento reuniu mais de 600 participantes, incluindo geólogos, representantes governamentais, universidades e empresas do setor mineral.
A chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Bastos Abram, representou o SGB na comitiva oficial brasileira, composta também por Marcos André Gonçalves, presidente da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB); Roberto Xavier, Diretor Executivo da ADIMB e ex-professor da Unicamp; e Mauro Henrique Souza, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). A presença da delegação brasileira no evento foi essencial para estreitar os laços e ampliar a troca de experiências que podem ser vantajosas para o setor mineral da América Latina.
Destaque para a atuação do SGB na pesquisa mineral
Durante sua apresentação, Maísa Abram abordou os programas do Ministério de Minas e Energia conduzidos pelo SGB, como o Plano Decenal de Mapeamento Geológico e de Pesquisa de Recursos Minerais e o programa Mineração Segura e Sustentável. Expôs o papel estratégico do SGB no fomento à pesquisa mineral no Brasil, com destaque para a diversidade geológica do país e os esforços para impulsionar o mapeamento, a geração de dados públicos e o apoio à exploração mineral em diversos projetos temáticos, com foco em transição energética, segurança alimentar, rochas e minerais industriais, províncias minerais e novas fronteiras, economia mineral e economia circular.
Ela detalhou iniciativas como:
- Programas de mapeamento geológico e geofísico em escala nacional;
- Pesquisas voltadas a minerais críticos para a transição energética, como lítio, níquel, cobalto e terras raras;
- Estudos sobre recursos minerais para a segurança alimentar, como fosfato, potássio e agrominerais silicáticos;
- Disponibilização de bases de dados abertas, por meio da plataforma GeoSGB;
- Gestão de um portfólio de ativos minerais, disponíveis para licitação pública.
Brasil é referência em conhecimento geocientífico na América Latina
A participação brasileira no evento contribuiu para o intercâmbio de experiências com outros países da região andina e reforçou o protagonismo do Brasil no cenário geocientífico latino-americano.
A programação contou com palestras de profissionais renomados da geologia mundial, como Richard Goldfarb e Richard Sillitoe, especialistas em depósitos orogênico e pórfiro.
A presença do SGB na ProEXPLO reafirma o compromisso da instituição com a produção de conhecimento técnico de excelência, a cooperação internacional e o fortalecimento do setor mineral como vetor de desenvolvimento econômico sustentável.
Fábio Campos
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia
O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia