Serviço Geológico do Brasil celebra o Dia Mundial da Água com evento sobre hidrologia

31/03/2025 às 17h15
Ouvir Notícia

A iniciativa aprofunda o debate sobre a gestão da água e impulsiona a produção de conhecimento para um desenvolvimento sustentável

Brasília (DF) – O Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, destaca a importância desse recurso essencial à vida, à economia e à sustentabilidade do planeta. No Brasil, que abriga cerca de 12% da água doce do mundo, a data reforça a necessidade de uma gestão eficiente e responsável. O Serviço Geológico do Brasil (SGB), com mais de cinco décadas de atuação, desempenha um papel estratégico nesse cenário, fornecendo dados e estudos fundamentais em hidrologia e hidrogeologia.

Dessa forma, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o SGB realizou um evento com palestras para a comunidade científica e a sociedade. Na abertura, Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, informou que em breve será lançado um documentário sobre a história da hidrologia na instituição. Essa trajetória de 55 anos será contada por Frederico Claudio Peixinho, que dedicou 50 anos ao SGB, sendo 30 deles como chefe do Departamento de Hidrologia. “Agradeço ao Peixinho por contar nossa história e reafirmar nossa visão, missão, princípios e valores como serviço geológico na promoção do conhecimento hidrológico”, ressaltou. 

Entre os destaques, duas palestras abordaram diferentes aspectos da hidrologia: Hidrologia por satélite, com o pesquisador Daniel Moreira; e Hidrologia de solos, com a pesquisadora Marta Ottoni. Além disso, a chefe do Departamento de Hidrologia, Andrea Germano, falou sobre a escolha da ONU para o tema de 2025 a “Preservação das Geleiras" e a importância deste tema no ciclo da água e na recarga dos aquíferos. 

“Nós, brasileiros, compartilhamos um dos mais importantes aquíferos do mundo, o Aquífero Guarani, essa parceria entre o SGB e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para o Monitoramento de Águas Subterrâneas, reforça o compromisso com a segurança hídrica do Brasil. Essa parceria fortalece o monitoramento do Aquífero Guarani por meio da troca de informações, instalação de equipamentos, coleta e análise da água, além da manutenção das estações. Com esse conhecimento contínuo, podemos aprimorar o acompanhamento dos aquíferos e entender em detalhes sua atual condição”, destacou.

Germano também anunciou o lançamento da Cartilha dos Observadores Hidrológicos, frutos da longa parceria do SGB com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Ambiental), na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), que é um material essencial para ampliar a conscientização sobre a importância do monitoramento dos recursos hídricos. 

A iniciativa foi uma oportunidade para aprofundar o debate sobre os desafios e soluções para a gestão dos recursos hídricos e reafirmar o papel do SGB na produção de conhecimento científico voltado para o desenvolvimento sustentável do país.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Equipe do Projeto Circularidade Mineral realiza visita técnica à Usina Termelétrica Pampa Sul e à Seival Sul Mineração

Objetivo foi entender a geração de energia, a mineração e o processamento do carvão mineral, com foco na caracterização e no reaproveitamento dos resíduos

01/04/2025

Alegre, no Espírito Santo, recebe pesquisadores do SGB para criação de Carta Geotécnica

Estudo orienta o poder público sobre crescimento do município de forma segura e sustentável

01/04/2025

Aviso de pauta - Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil participam do I Paraíba Mineral para debater transição energética e mineração sustentável

Evento ocorre nos dias 3 e 4 de abril, em Campina Grande

01/04/2025