Serviço Geológico do Brasil articula novas parcerias com a Agência de Cooperação Internacional do Japão

01/07/2024

Em reunião nesta segunda-feira (1), representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) dialogaram sobre retomada de projetos

Foto: Luiz Silvestres/SGB

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) iniciaram diálogos que podem abrir novas oportunidades de parcerias entre os países, no campo das geociências. Nesta segunda-feira (1), representantes da instituição japonesa se reuniram com os brasileiros, na sede do SGB, para dialogar sobre a retomada de projetos de cooperação.

Há mais de 30 anos, o SGB atua em parceria com a JICA, por meio de Projetos de Recursos Minerais e do Projeto para Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais (GIDES). O sucesso desse trabalho conjunto evidencia que as instituições estão alinhadas e há potencial para ser explorado em outras áreas, como ressalta o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte.

“A JICA é um dos principais agentes de financiamento e apoio à cooperação para o desenvolvimento. Essa parceria interinstitucional é importante não só para superarmos os desafios de infraestrutura em geociências, mas para facilitar o estabelecimento de redes de cooperação com instituições de outros países, sobretudo africanos e latino-americanos”, afirma Duarte. Conforme definido na reunião, o SGB apresentará à JICA as áreas e ações de interesse, que podem ser contempladas em projetos futuros. 

Ao lado da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GTZ), a JICA é uma das principais agências de apoio ao desenvolvimento internacional do mundo.

Oportunidades para capacitação profissional 

 

Na reunião, os representantes da JICA apresentaram o Programa de treinamento (para mestrado/doutorado) da área de mineração "Human Resources Development in the Mining Sector/Desenvolvimento de Recursos Humanos no Setor Mineiro”. Em setembro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil poderão se candidatar. Essa iniciativa é desenvolvida por meio do Programa Kizuna (Programa de Formação de Recursos Humanos para a América Latina e o Caribe, na Redução do Risco de Desastres Naturais). 

Representaram a JICA na reunião Akihiro Miyazaki, representante-chefe do Escritório da JICA Brasil; Yoshitaka Hosoi, senior advisor (JICA Matriz); e Christiane Hatano, coordenadora de Projetos da JICA Brasil. O SGB foi representado por: Rafael Duarte, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais; Marcos Ferreira, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais; Anne Giselle Guimarães, assistente da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial; e Cimara Monteiro, assessora da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).

Participaram remotamente da reunião: Edgar Shinzato, chefe do Departamento de Informações Institucionais (DEINF/DIG); Artur Mattos, coordenador-executivo do Departamento de Hidrologia (DEHID/DHT); Geovani de Costa, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/DHT); e Deborah Mendes, geóloga da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSUNI).
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Economia circular na mineração busca reduzir geração de resíduos e estimular reuso de materiais descartados

Atualmente, o SGB tem duas áreas-piloto em estudo: uma no Rio Grande do Sul e outra no Rio Grande do Norte, com previsão de conclusão até 2027

03/07/2024

Mapeamento de áreas de risco: 60 municípios foram contemplados com estudos publicados no 1º semestre

Já são mais de 1,7 mil cidades contempladas pelos levantamentos do Serviço Geológico do Brasil, que são essenciais para prevenção de desastres

02/07/2024

Seca no Pantanal: níveis dos rios seguem em declínio

Serviço Geológico do Brasil apresentou dados de monitoramento na Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

03/07/2024