Rio Madeira: nível segue baixo e navegação fica comprometida
Rio Madeira: nível segue baixo e navegação fica comprometida
Nos últimos sete dias, na estação em Porto Velho (RO), o rio teve redução de nível de 56 cm
Brasília (DF) – O Rio Madeira – que integra a Bacia Amazônica e banha os estados de Rondônia e Amazonas – segue com redução de nível. A informação consta no boletim de monitoramento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Em Porto Velho (RO), a última cota registrada na data de hoje (12/7) foi de 3,44 m. Nos últimos sete dias, nessa estação, o Rio Madeira teve redução de 56 cm em seu nível. O prognóstico indica que a vazante no município deve seguir nas próximas semanas.
Ao longo da última semana, todos os pontos de monitoramento verificados pelo SGB apresentaram redução de nível. Além disso, em todas as estações, os níveis dos rios se encontram abaixo da faixa de normalidade para este período do ano. Em junho, o Rio Madeira já havia atingido as mínimas históricas para o mês.
O boletim também indica a previsão de chuvas na bacia do Rio Beni entre os dias 21 e 24 de julho. Caso ocorram esses volumes, é possível que haja repiquetes em Porto Velho, na segunda quinzena do mês.
“Seguimos observando a ocorrência de chuvas pontuais na bacia. A previsão para o próximo trimestre continua indicando chuva abaixo da média, então os rios devem seguir com vazantes”, afirma o engenheiro hidrólogo do SGB Guilherme Cardoso.
Navegação noturna suspensa
Em virtude do nível do rio, a Marinha do Brasil publicou uma portaria nesta quinta-feira (11/7) proibindo a navegação noturna para comboios de demais embarcações no trecho de Porto Velho (RO) a Novo Aripuanã (AM), por prazo indeterminado.
A Marinha ainda determinou que as navegações diurnas sejam monitoradas e que as embarcações cumpram as orientações para os trechos críticos.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) ganha passeio virtual na plataforma interativa Geo 360º BR
Serviço Geológico do Brasil disponibilizou conteúdos exclusivos sobre os atrativos geoturísticos da região, como rios, cachoeiras, cavernas, cânions, além de sítios paleontológicos e arqueológicos Brasília (DF) – Você sabia que, com apenas alguns cliques, é possível conhecer os atrativos geoturísticos e saber mais sobre as formações geológicas do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais? O passeio virtual pelo parque já está disponível na plataforma interativa Geo 360º BR, do Serviço Geológico do Brasil (SGB)