Plataforma interativa Geo 3600 BR oferece passeio virtual pelo Seridó Geoparque Mundial da Unesco (RN)

13/01/2025 às 16h47
 | Atualizado em: 13/01/2025 às 16h47
Ouvir Notícia

Site do Serviço Geológico do Brasil permite conhecer os atrativos geoturísticos do território que foi reconhecido internacionalmente pela relevância científica e cultural

Foto: Getson Luis

Brasília (DF) – Um novo passeio virtual está disponível na plataforma interativa Geo 3600 BR, do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Sem sair de casa, as pessoas poderão conhecer os atrativos geoturísticos do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, no semiárido do Rio Grande do Norte. 

O território, reconhecido internacionalmente pela relevância científica e cultural, abrange os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Na área do Seridó Geoparque, são encontradas rochas com milhões (ou até bilhões) de anos, formas únicas de relevo (chamadas inselbergs), registros rupestres e minas de importância histórica internacional ainda em atividade.

“A inclusão do Geoparque Seridó na Plataforma GEO 360 é fundamental para ampliar a visibilidade desse território tão relevante. A plataforma permite que o público conheça virtualmente a riqueza do geoparque, incentivando visitas e promovendo o turismo sustentável. Essa é uma experiência enriquecedora e educativa, alinhada ao conceito de geoturismo”, destaca o pesquisador Luís Carlos Bastos Freitas. 

Por meio da plataforma, as pessoas podem ver fotos e imagens 3600 de geossítios de relevância científica e turística, como a Pedra da Rajada, Monte do Galo, Cachoeira dos Fundões, Morro do Cruzeiro, Serra Verde, Mirante de Santa Rita, Cânions dos Apertados e muito mais. “Com essa iniciativa, o SGB fortalece o reconhecimento do Geoparque, destacando seus atrativos geoturísticos e fomentando o desenvolvimento econômico e educacional das comunidades locais”, ressalta Freitas.

Para o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque Seridó, a parceria com o SGB é fundamental para fortalecer o território: “Este passeio virtual será de suma importância para continuarmos juntos popularizando conhecimento geocientífico de forma lúdica junto à população do território. O material é muito didático e mostra o patrimônio geológico do território em uma nova perspectiva, útil para usos científico, educativo e turístico”.

Em abril de 2024, o Seridó Geoparque Mundial ficou em evidência durante a sangria (transbordamento) histórica no Açude Gargalheiras, sítio geológico de relevância nacional considerado a 3ª maravilha do estado. Há 13 anos, o reservatório não enchia o suficiente para transbordar, e isso foi motivo de comemorações.

Estímulo ao geoturismo

Além do Seridó Geoparque Mundial, a plataforma Geo 3600 BR também oferece passeios virtuais pelo Parque Nacional da Serra da Canastra e Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais; além do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

A iniciativa faz parte do Programa Fomento ao Geoturismo, uma forma de turismo baseada na geodiversidade, ou seja, sua geologia, geomorfologia, dentre outros aspectos da região. O objetivo do SGB é disseminar o conhecimento geocientífico para toda a sociedade e promover um turismo mais educativo e consciente, além de impulsionar o desenvolvimento regional. 


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Estudo reavalia dados e aponta novas oportunidades em área de cobre em Goiás

Resultados incluem integração de dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e topográficos, quantificação dos recursos existentes e identificação do potencial

10/01/2025

Jornalista Carla Vilhena visita o Museu de Ciências da Terra e destaca a importância da preservação científica e cultural

Espaço reúne importantes coleções geológicas e paleontológicas e oferece ao público exposições que contam a história natural do Brasil e do mundo O Museu de Ciências da Terra (MCTer), na Urca (RJ), recebeu a visita da jornalista Carla Vilhena. Reconhecida por sua trajetória de destaque na comunicação brasileira, Carla demonstrou grande interesse pelo vasto acervo do museu, que reúne importantes coleções geológicas e paleontológicas, além de oferecer ao público exposições que contam a história natural do Brasil e do mundo

09/01/2025

Aviso de pauta: Goiânia avança para segunda etapa de estudos para Plano Municipal de Redução de Riscos

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil iniciarão atividades em 12 de janeiro, com término previsto para o dia 28 deste mês

09/01/2025