Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil impulsionam a descoberta de minérios de urânio
Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil impulsionam a descoberta de minérios de urânio
Projeto Urânio Brasil foi apresentado, na quinta-feira (5), pelo diretor Valdir Silveira durante seminário na OAB-DF
Brasília (DF) – Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) foram apresentadas durante o Seminário Mineração de Urânio: Perspectivas de Mercado e Regulação, promovido pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), na quinta-feira (5). Durante o evento, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, destacou a importância do projeto Urânio Brasil para identificar áreas com potencial mineral.
“Em 2020, iniciamos esse importante projeto após mais de 40 anos sem pesquisas sobre urânio no país. As atividades começaram com a reorganização de banco de dados de informações do minério e compilação de cerca de 300 ocorrências históricas de urânio”, explicou. Silveira destacou também a publicação dos Mapas de Favorabilidade para Urânio em escala continental (Brasil) e na escala de Província (Lagoa Real), além de estudos nas áreas potenciais.
O encontro foi realizado pela Comissão de Direito Minerário, com o objetivo de debater os desafios e oportunidades do setor de mineração. Participaram representantes do governo, empresas, especialistas, parlamentares e profissionais do direito.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br