Integração de dados geofísicos e geológicos ajuda a entender a evolução geológica do Nordeste do Brasil
Integração de dados geofísicos e geológicos ajuda a entender a evolução geológica do Nordeste do Brasil
A evolução geológica da Faixa Dobrada Sergipana é tema de artigo publicado no JGSB
Brasília (DF) - Integrar dados geofísicos e geológicos para entender a evolução geológica da Faixa Dobrada Sergipana foi o tema do artigo publicado no Journal of the Geological Survey of Brazil, pelos pesquisadores do SGB Roberto Gusmão de Oliveira e Nitzschia Regina Rodrigues Domingos.
A Faixa Dobrada Sergipana fica na porção sul da Província Borborema, no Nordeste do Brasil e abrange parte dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Foram integrados e modelados dados gravimétricos, magnetométricos e da radioatividade natural das rochas, em conjunto com as informações geológicas da região, para revelar a estrutura profunda da crosta e a geometria dos domínios geológicos existentes nela.
Os resultados foram apresentados em forma de perfis geológicos interpretados e indicam que grande parte das estruturas geológicas desenvolvidas ao longo da história possuem continuidade da superfície até grandes profundidades, chegando a atingir o manto nesse local (cerca de 30 km de profundidade).
Os autores também reconstruíram a história geológica da evolução dessa faixa dobrada – no período de 950 milhões a 620 milhões de anos – o que é fundamental para o entendimento da geologia atual e de processos que, por ventura, tenham ajudado a desenvolver sistemas minerais que permitiram a criação dos depósitos minerais existentes na região.
O artigo também contou com a colaboração do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Walter Eugênio de Medeiros. Acesse o trabalho completo aqui.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) ganha passeio virtual na plataforma interativa Geo 360º BR
Serviço Geológico do Brasil disponibilizou conteúdos exclusivos sobre os atrativos geoturísticos da região, como rios, cachoeiras, cavernas, cânions, além de sítios paleontológicos e arqueológicos Brasília (DF) – Você sabia que, com apenas alguns cliques, é possível conhecer os atrativos geoturísticos e saber mais sobre as formações geológicas do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais? O passeio virtual pelo parque já está disponível na plataforma interativa Geo 360º BR, do Serviço Geológico do Brasil (SGB)