Integração de dados geofísicos e geológicos ajuda a entender a evolução geológica do Nordeste do Brasil
Integração de dados geofísicos e geológicos ajuda a entender a evolução geológica do Nordeste do Brasil
A evolução geológica da Faixa Dobrada Sergipana é tema de artigo publicado no JGSB
Brasília (DF) - Integrar dados geofísicos e geológicos para entender a evolução geológica da Faixa Dobrada Sergipana foi o tema do artigo publicado no Journal of the Geological Survey of Brazil, pelos pesquisadores do SGB Roberto Gusmão de Oliveira e Nitzschia Regina Rodrigues Domingos.
A Faixa Dobrada Sergipana fica na porção sul da Província Borborema, no Nordeste do Brasil e abrange parte dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Foram integrados e modelados dados gravimétricos, magnetométricos e da radioatividade natural das rochas, em conjunto com as informações geológicas da região, para revelar a estrutura profunda da crosta e a geometria dos domínios geológicos existentes nela.
Os resultados foram apresentados em forma de perfis geológicos interpretados e indicam que grande parte das estruturas geológicas desenvolvidas ao longo da história possuem continuidade da superfície até grandes profundidades, chegando a atingir o manto nesse local (cerca de 30 km de profundidade).
Os autores também reconstruíram a história geológica da evolução dessa faixa dobrada – no período de 950 milhões a 620 milhões de anos – o que é fundamental para o entendimento da geologia atual e de processos que, por ventura, tenham ajudado a desenvolver sistemas minerais que permitiram a criação dos depósitos minerais existentes na região.
O artigo também contou com a colaboração do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Walter Eugênio de Medeiros. Acesse o trabalho completo aqui.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br