Integração de dados geofísicos e geológicos ajuda a entender a evolução geológica do Nordeste do Brasil

01/10/2024 às 15h20
Ouvir Notícia

A evolução geológica da Faixa Dobrada Sergipana é tema de artigo publicado no JGSB

Foto: Divulgação SGB

Brasília (DF) - Integrar dados geofísicos e geológicos para entender a evolução geológica da Faixa Dobrada Sergipana foi o tema do artigo publicado no Journal of the Geological Survey of Brazil, pelos pesquisadores do SGB Roberto Gusmão de Oliveira e Nitzschia Regina Rodrigues Domingos.

A Faixa Dobrada Sergipana fica na porção sul da Província Borborema, no Nordeste do Brasil e abrange parte dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Foram integrados e modelados dados gravimétricos, magnetométricos e da radioatividade natural das rochas, em conjunto com as informações geológicas da região, para revelar a estrutura profunda da crosta e a geometria dos domínios geológicos existentes nela.

Os resultados foram apresentados em forma de perfis geológicos interpretados e indicam que grande parte das estruturas geológicas desenvolvidas ao longo da história possuem continuidade da superfície até grandes profundidades, chegando a atingir o manto nesse local (cerca de 30 km de profundidade).

Os autores também reconstruíram a história geológica da evolução dessa faixa dobrada – no período de 950 milhões a 620 milhões de anos – o que é fundamental para o entendimento da geologia atual e de processos que, por ventura, tenham ajudado a desenvolver sistemas minerais que permitiram a criação dos depósitos minerais existentes na região.

O artigo também contou com a colaboração do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Walter Eugênio de Medeiros. Acesse o trabalho completo aqui

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Especialistas em prevenção de desastres se reúnem para debater desafios e estratégias

IV Encontro Nacional de Desastres será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 8 e 11 de outubro com a presença de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil

04/10/2024

Conferência Brasil-Alemanha fortalece diálogos para parcerias que impulsionam o setor mineral 

A diretora do Serviço Geológico do Brasil Alice Castilho participou, na quarta-feira (2), de evento que reuniu profissionais, especialistas e pesquisadores dos países 

04/10/2024

Nível do Rio Negro, em Manaus (AM), é o menor em 122 anos de monitoramento 

Cota chegou, nesta sexta-feira (4), à mínima histórica de 12,66 m

04/10/2024