Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas é destaque em congresso mundial sobre o tema

13/09/2024 às 15h32
 | Atualizado em: 13/09/2024 às 21h50
Ouvir Notícia

Nesta sexta-feira (13), pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentaram a Rimas e dados consolidados sobre aquíferos do Nordeste 

Foto: SGB/Divulgação

Suíça – A Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas), planejada e operada pelo Serviço Geológico do Brasil desde 2009, foi um dos destaques, nesta sexta-feira (13), no Congresso Mundial de Águas Subterrâneas 2024 (World Groundwater Congress, ou WGC, na sigla em inglês). Os pesquisadores Daniele Genaro e Idembergue Moura apresentaram trabalhos envolvendo dados gerados a partir da Rimas, na seção: Monitoramento e Relatórios de Águas Subterrâneas: Enfrentando Desafios e Promovendo Ações Coletivas.

Como palestrante convidada, Daniele Genaro apresentou o trabalho Estado da Arte da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas no Brasil. “A Rimas tem como propósito acompanhar a variação da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos nos principais aquíferos sedimentares brasileiros. Somente o conhecimento – idôneo, equitativo e transparente, provido por uma instituição pública reconhecida como o SGB – permite uma gestão sustentável das águas”, destacou Daniele Genaro.

Foto: SGB/Divulgação

A pesquisadora ressaltou a importância do trabalho para a sociedade: “O uso racional e a gestão sustentável são as únicas formas de garantir a disponibilidade deste importante recurso para as gerações futuras, uma vez que o aumento da demanda hídrica e as mudanças climáticas intensificaram as buscas e usos das águas em todas as suas formas e condições”.

Com a participação no IAH, Daniele Genaro busca “levar ao conhecimento de mais países o trabalho que vêm sendo produzido no Brasil, buscar soluções para dificuldades e problemas existentes (e inerentes a um trabalho nessas proporções) em nossas atividades, estreitar/ampliar contatos e parcerias que possam beneficiar o SGB, além de conhecer o que de mais atual vêm sendo desenvolvido no assunto águas subterrâneas”.

A Rimas conta com cerca de 450 poços sendo monitorados de forma permanente e totalmente automática, em 22 estados do Brasil. Há mais 50 poços em fase de contratação. Além disso, a rede conta com mais de 100 estações pluviométricas complementares, que medem quantidade e intensidade de chuvas. 


Águas subterrâneas no semiárido brasileiro

No congresso, o pesquisador Idembergue Moura apresentou o trabalho Análise e Comparação do Comportamento dos Níveis de Água de 3 Sistemas Aquíferos no Semiárido Brasileiro, no Período de 2011 a 2023. “As informações sobre os níveis freáticos, abordadas neste trabalho, ajudam na ampliação do conhecimento hidrogeológico do semiárido brasileiro. Esse conhecimento respalda os órgãos gestores a tomarem decisões sobre o aproveitamento racional dos recursos hídricos subterrâneos e apoia a formulação de leis e regulamentos específicos para a proteção e uso sustentável das águas subterrâneas, em escala de planos locais”, explicou.

Foto: SGB/Divulgação

Moura reforçou a importância de participar do congresso para conhecer novas metodologias aplicadas na hidrogeologia mundial e compartilhar as experiências do SGB: “Queremos mostrar para o mundo que estamos trabalhando muito para, cada vez mais, fornecermos informações consistentes sobre nossos aquíferos, ajudando na gestão dos recursos hídricos”.

Maior evento internacional sobre águas subterrâneas

Esse congresso – organizado pela Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH, na sigla em inglês) –  é o principal evento do mundo sobre águas subterrâneas. Participam a comunidade científica, membros da indústria (empresas do setor), administração pública, bem como organizações internacionais e agências de desenvolvimento. 

A comitiva do SGB é formada pelos(as) pesquisadores(as): Daniele Tokunaga Genaro, Eliel Martins Senhorinho, Isadora Aumond Kuhn, Idembergue Barroso Macedo de Moura e Marcos Alexandre de Freitas, da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT).

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025